* Alexandre Ougata, em colaboração para o FFW
1 – Agora diplomada
Autodidata, Patricia Viera recebeu o título honoris causa do Centro Universitário Belas Artes, local onde também foi realizado o seu desfile de Inverno 2016. A jornalista Marília Gabriela prestou homenagem à estilista e Paulo Borges discursou na cerimônia reconhecendo o trabalho criterioso de Patricia.
+ Veja fotos do desfile de Patricia Viera
2 – Um pouco nervosa
“Estou um pouco nervosa”, disse Thairine Garcia sobre a pressão criada em se tornar a próxima Gisele Bündchen. Isso porque, aos 17 anos, é uma das modelos mais requisitadas de sua geração e foi contratada com exclusividade para fechar o desfile da Colcci – responsabilidade que até a última edição do SPFW era de Gisele. “Ela é insubstituível”, disse Thairine, que atualmente mora em Nova York e chegou ao SPFW com look total Chanel.
+ Veja fotos do desfile da Colcci
3 – Cachê canino
Um pastor belga de capa branca chamou a atenção no backstage da Ratier. Não houve uma pessoa que não se rendesse às graças de Nakam. O bichano foi escolhido pelo dono da marca, Renato Ratier, para desfilar ao lado de um modelo e reforçar a imagem do guerreiro – tema inspirador do Inverno 2016. “Como ele parece um lobo, acho que simboliza bem este poder e estilo da coleção.” E o cachorro ganhou até cachê. R$ 200 foi o valor que o peludo abocanhou, ou melhor, que Edivaldo de Sousa, seu adestrador, levou.
+ Veja fotos do desfile de Ratier
4 – RSVP
Parte dos 600 m2 da galeria Rabieh, no bairro dos Jardins, abrigaram o intimista e conciso desfile da coleção de Inverno de Giuliana Romanno. Os 50 convidados da estilista puderam ver sob a luz natural da manhã paulistana, os 17 looks criados por Giuliana. Clientes e buyers foram apresentados às peças em outro horário.
+ Veja fotos do desfile de Giuliana Romano
5 – Góticas irreverentes
Cansamos de ouvir os maquiadores dizendo que a beleza do desfile tal é um nada com algumas correções e áreas iluminadas. Daí, vem a Amapô e… pah! Traz uma mulher dark de make marcado, multicolorido, metalizada, com um toque de mal acabado —intencional, é claro. “É uma beleza forte”, disse Ricardo dos Anjos, que assinou a beleza da irreverente marca.
+ Veja fotos do desfile da Amapô
6 – MIB
Após o último modelo deixar a passarela da Ratier, algumas dezenas de homens e mulheres vestidos de preto correram para o backstage da marca. Eram DJs, produtores musicais, hostess, empresários e frequentadores da noite que ansiavam parabenizar Renato, dona da marca, da boate D-Edge e do Bossa — lugar que mistura galeria de arte, bar e restaurante. Aliás, foi pro Bossa que parte desta turma se encaminhou antes de fever na pista.
7 – A última imagem
É com a foto de uma sala vazia e os refletores acesos que o SPFW se despede da 40ª edição do evento e das comemorações de seus 20 anos. O balanço geral é de otimismo. Mesmo em tempo de crise, sempre haverá luz no fim do túnel ou da passarela. Até a próxima temporada! #spfw