Desfile da Louis Vuitton na semana de moda de Paris temporada Verão 2014, que marcou a despedida de Marc Jacobs da grife ©Imaxtree
O mundo da moda deu seu giro completo. Depois de Nova York, Londres e Milão, Paris sediou os desfiles de prêt-à-porter Outono/Inverno 2014/15. Na temporada passada, Verão 2014, os fashionistas foram pegos de surpresa com a saída de Marc Jacobs da direção criativa da Louis Vuitton, mas foram presenteados com um desfile memorável. Nesta edição, que aconteceu de 25 de fevereiro a 5 de março, o desfile mais aguardado foi o da Louis Vuitton, justamente por causa da entrada do francês Nicolas Ghesquière em seu lugar. Ele é considerado um estilista cult, um artista, e por isso acredita-se que a Louis Vuitton será sua prova de fogo para mostrar que consegue reverter seu olhar único em faturamento. Por outro lado, ele dá à marca uma nova imagem, uma nova inteligência por assim dizer e a Vuitton certamente se beneficiará dessa nova fase.
Uma das baixas no line-up foi o cancelamento do desfile do português Felipe Oliveira Baptista, que decidiu suspender por tempo indeterminado as atividades do prêt-à-porter de sua marca homônima. Anne Valérie Hash já havia anunciado no início do mês que não desfilaria nesta temporada. Ainda em setembro de 2013, Martine Sitbon suspendeu os desfiles da marca Rue du Mail para tirar um ano sabático.
A Schiaparelli fez uma coleção “prêt-à-couture” (entenda o nome aqui), mas a maison resolveu fazer um lançamento diferente. Em vez de desfilar em Paris, a coleção foi apresentada diretamente para a imprensa e clientes em junho em sua sede, em Paris. Ao WWD, a gerente Camila Shiavone explicou que a independência e irreverência da marca permitem que a coleção de inverno seja apresentada na estação correspondente. Esta será a primeira coleção de prêt-à-porter sob o comando do diretor criativo Marco Zanini.
Como sempre, Paris é o ápice da temporada com sua mistura única de novos designers e marcas de luxo consagradas pavimentando o futuro da moda.
+ Veja o calendário com link para os principais desfiles da semana:
Terça-feira, 25 de fevereiro
Lucien Pellat Finet
Moon Young Hee
Pascal Millet
Cédric Charlier
Anthony Vaccarello
Jacquemus
Quarta-feira, 26 de fevereiro
Christophe Lemaire
Damir Doma
Guy Laroche
Yang Li
Dries Van Noten
Alexis Mabille
Rochas
Gareth Pugh
Undercover
Vionnet
Quinta-feira, 27 de fevereiro
Balenciaga
Carven
Manish Arora
Ann Demeulemeester
Balmain
Barbara Bui
Nina Ricci
Rick Owens
Lanvin
Sexta-feira, 28 de fevereiro
Roland Mouret
Chalayan
Issey Miyake
Christian Dior
Isabel Marant
Sonia Rykiel
Vanessa Bruno
Maison Martin Margiela
Af Vandevorst
Yohji Yamamoto
Sábado, 1 de março
Junya Watanabe
Haider Ackermann
Tsumori Chisato
Viktor&Rolf
Acne Studios
Véronique Leroy
Vivienne Westwood
Comme des Garçons
Jean Paul Gaultier
Olympia Le Tan
Domingo, 2 de março
Kenzo
Céline
Chloé
John Galliano
Akris
Givenchy
Segunda-feira, 3 de março
Stella McCartney
Leonard Paris
Giambattista Valli
Emanuel Ungaro
Elie Saab
Véronique Branquinho
Saint Laurent
Terça-feira, 4 de março
Chanel
Agnès B.
Jean-Charles de Castelbajac
Valentin Yudashkin
Valentino
Junko Shimada
Iris Van Herpen
Paul & Joe
Alexander McQueen
Quarta-feira, 5 de março