Quem passar por Washington (EUA) nos próximos meses deve fazer uma parada obrigatória na exposição do icônico fotógrafo Irving Penn. Desde outubro, o Smithsonian American Museum exibe a retrospectiva Beyond Beauty, com as mais expressivas fotografias da carreira de Penn. Seus eletrizantes retratos, que já foram capa da Vogue americana mais de uma centena – literalmente – de vezes, as fotos de celebridades, como do artista Salvador Dalí, do escritor Truman Capote e de sua mulher, a modelo Lisa Fonssagrives-Penn, com quem foi casado por 42 anos, também aparecem na mostra.
A famosa – e aflitiva – imagem em que a abelha pousa nos lábios da modelo é um dos exemplos da proposta de Penn de se relacionar com a moda. O trabalho autoral do fotógrafo lhe rendeu ótimas parcerias com a notável editora de moda Diana Vreeland. A atual editora da Vogue americana, Anna Wintour, declarou depois que Penn morreu, em 2009, que ele foi “um dos mais importantes artistas do século XXI, cuja grandeza é incontestável.”
A exposição conta com 146 fotografias, que fazem parte da coleção permanente do museu, e outras 100 fotos inéditas doadas recentemente pelo The Irving Penn Foundation. A retrospectiva dos 60 anos de carreira do aclamado fotógrafo fica em cartaz no museu até o dia 23 de março de 2016.