Neste sábado (15.11), o estilista Ronaldo Fraga e a artista Ana Göbel lançam “Uma Festa de Cores – Memórias de um Tecido Brasileiro”, livro que narra a história da chita. O evento acontece no Centro de Arte Popular Cemig, em Belo Horizonte, das 15h às 19h.
“Estampas falam, cores suspiram… mas só a chita canta e dança.” É dessa forma poética que Fraga qualifica o tecido brasileiro, feito de algodão, com estampas de cores fortes, geralmente florais, e trama simples. Utilizada por ricos e pobres e difundida por todo o país, sua “família” chegou ao Brasil trazida pelos portugueses na segunda metade do século 19, quando a indústria têxtil nacional crescia consideravelmente.
A narrativa é toda em primeira pessoa, feita pela própria chita, que explica sua origem e fala de seus “antepassados” originários da Índia da Idade Média, conhecidos como chintz. Da variação dessa nomenclatura, nasceu aqui o tecido, com novas padronagens, contornos em preto e cores vivas e variadas. No Brasil, a família ainda cresceu, com o surgimento do chitão, com motivos grandes, e da chitinha, com flores miúdas.
Alemã, Anna conta que é apaixonada pela chita desde que chegou ao Brasil. Impressionada com a riqueza do tecido, a ilustradora e artista plástica convidou o estilista mineiro para dar palavras aos seus desenhos nesta empreitada. O resultado é um brinde à cultura e a identidade nacional, em uma homenagem a um material que é também uma expressão de brasilidade.
Lançamento “Uma Festa de Cores” @ Belo Horizonte
Dia 15 de novembro, das 15h às 19h
Centro de Arte Popular Cemig – Rua Gonçalves Dias, 1608
Entrada gratuita
“Uma Festa de Cores – Memórias de um Tecido Brasileiro” é da Autêntica Editora, tem 48 páginas e custa R$ 49. Veja mais imagens abaixo.