Desfile de Primavera/Verão 2001 da Rosa Chá, com as até então new faces Ana Beatriz Barros e Adriana Lima ©Pisco del Gaiso/Agência Fotosite
Foi anunciada nesta quarta-feira (11.07) a venda da Rosa Chá para o conglomerado varejista Restoque, dono da John John, Bô.Bô e Le Lis Blanc (e consequentemente das recém-lançadas Noir, Le Lis e Le Lis Blanc Beauté). De acordo com o comunicado oficial encaminhado para a imprensa, a marca de beachwear foi adquirida por R$ 10 milhões do grupo catarinense Marisol, responsável pela administração da grife desde 2006.
Ainda segundo o comunicado, a Rosa Chá terá sua grade de produtos ampliada para incluir coleções de moda esportiva (fitness) e casual; as roupas de praia, especialidade da marca criada em 1993 por Amir Slama, serão mantidas. A previsão do grupo Restoque é que até o segundo semestre de 2013 sejam abertas 10 novas lojas próprias da Rosa Chá; já a longo prazo, o conglomerado acredita ser possível chegar até o número de 100 pontos de venda espalhados pelo Brasil.
A Rosa Chá foi fundada por Amir Slama em 1993 e conquistou grande êxito no mercado brasileiro ao levar uma proposta mais refinada à moda praia, até então muito básica. Após a abertura de dezenas de lojas próprias e franquias em território nacional, a marca entrou no line-up do SPFW e chegou a desfilar até em Nova York. Em 2006, Slama se uniu ao conglomerado Marisol — no entanto, a “colaboração” entre estilista e empresa não deu certo e, em 2009, Slama desligou-se por completo da Rosa Chá.
Looks da coleção de Primavera/Verão 2011 da Rosa Chá, última apresentação da marca no line-up do SPFW (e sob o comando de Alexandre Herchcovitch) ©Agência Fotosite
Também em 2009, após a saída definitiva de Slama, Alexandre Herchcovitch assumiu por duas coleções a direção criativa da Rosa Chá. A última apresentação da marca aconteceu na edição de Primavera/Verão 2011 do SPFW, mas apesar dos esforços mútuos, que incluíram até a contratação de Chanel Iman como garota-propaganda, a parceria não foi para frente.
O grupo Restoque ainda não liberou informações quanto à contratação da equipe de estilo que comandará a Rosa Chá, tampouco sobre o retorno da marca ao SPFW. No entanto, pela expansão que a Le Lis Blanc, carro-chefe do conglomerado, tem apresentado nos últimos dois anos, com a inclusão de linhas masculina e de produtos de beleza, as expectativas não poderiam ser mais positivas.