FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Saiba mais sobre o estilista Kim Jones, que está definindo o masculino da Louis Vuitton
    Saiba mais sobre o estilista Kim Jones, que está definindo o masculino da Louis Vuitton
    POR Camila Yahn

    Marca: Louis Vuitton masculino

    Estilista: Kim Jones

    Desde: 2011

    Idade: 35 anos

    Background: Kim nasceu em Londres, mas por conta do trabalho do pai, hidro-geólogo, passou a infância vivendo entre Equador, Caribe e África, onde morou na Etiópia, Quênia, Tanzânia e Botswana. De volta a Londres, aos 14 anos, ganhou da irmã mais velha sua coleção de revistas “i-D” e “The Face”, que o tornou fascinado por fotografia e moda e, pela primeira vez, viu o trabalho com imagem e roupas como uma escolha de carreira. Estudou na Central Saint Martins, onde fez um MA em moda masculina e viu metade de sua coleção de graduação ser comprada por John Galliano.

    Sua primeira coleção masculina foi mostrada em 2003 na London Fashion Week, e apesar de ter desfilado por mais algumas estações, optou por trabalhar para outras marcas, onde adquiriu experiência em basicamente todo o processo, de grifes de nicho a grandes empresas. Kim trabalhou na Uniqlo, Topman, Mulberry, Hugo Boss, MCQ by Alexander McQueen e ainda fez styling para matérias publicadas na “Dazed”, “Arena Homme”, “Another” e “V Man”, entre outras revistas. “Gosto de trabalhar com pessoas, não estou nessa para ser famoso. Eu convivo com pessoas que são famosas e não acho bom sair na rua e ser fotografado o tempo todo”, disse certa vez, quando perguntado por que deixou de lado o projeto da marca própria.

    Em 2008 foi contratado pela britânica Alfred Dunhill, marca tradicional de mais de 150 anos, que queria rejuvenescer sua imagem. Até que em 2011 entrou na Louis Vuitton como diretor de estilo da linha masculina, onde permanece até hoje.

    Onde desfila: Paris

    + Veja os desfiles de Kim Jones para Louis Vuitton

    Personalidade: Kim sempre circulou entre pessoas importantes da moda e do showbiz, no início graças a sua irmã que, por 14 anos, foi diretora da marca britânica Oasis e era amiga de muita gente. Hoje, ele fica às voltas com Kanye West e Lily Allen, seus amigos bem antes da Vuitton, e David Beckham. Junte-se a isso um gosto natural por viagens, descobertas de outras culturas e povos, que adquiriu com sua infância nômade. E o tempero final fica por conta de suas andanças pela noite e pela cena gay, em muitas noites passadas em clubes, raves e festas. De olho no comportamento jovem e genuinamente interessado por estilo e vestuário masculino, Kim tem conseguido, ao longo de sua carreira, trazer um olhar jovem e uma nova consciência fashion ao homem. Tanto que em 2006 e 2009 ganhou o prêmio de Estilista do Ano em masculino pelo British Fashion Council.

    + Veja os desfiles de Kim Jones no início da carreira

    Estilo: Dono de uma imaginação fértil, fã da “National Geographic” e viajante compulsivo, Kim trabalha com a alfaiataria, pegando cortes tradicionais e reinventando de forma mais jovem e menos sisuda, com uma atitude mais fashion. Eleva a cintura, diminui a barra, injeta cores e desenhos gráficos, oferecendo vida nova ao guarda-roupa masculino. “Queria trazer para o masculino da Vuitton o mesmo espírito divertido que Marc Jacobs fazia com o feminino”, disse ao “The Guardian”.

    Tanto que as primeiras coleções foram inspiradas em lugares diferentes (África, Paris e Tóquio) e seus estilos de vida e arte, outra obsessão de Kim Jones. “Quando falei com eles pela primeira vez, minha apresentação foi toda em cima de viagem e exploradores. Afinal de contas, é uma marca de viagem, que começou fazendo baús.”

    O gosto pela arte caiu como uma luva em seu trabalho, já que seu antigo chefe, Marc Jacobs, estava sempre de olho em artistas para colaborações. No desfile de Inverno 2013, ele convidou a dupla Jake & Dinos Chapman para criarem estampas chave para a coleção. “Trabalhamos com a ideia de “um jardim no inferno”, que era como Diana Vreeland descrevia o seu apartamento”, relembra.

    Jones continua fazendo na Vuitton o que começou há mais de 10 anos, um mix de high fashion com streetwear, mas agora com grande infraestrutura, liberdade criativa e 10 anos de experiência adquirida em diversas empresas. Na Vuitton, ele cria para homens que tenham contato e algum conhecimento sobre moda. “É o trabalho dos meus sonhos. Quando viagem é a sua ferramenta de pesquisa, dá para fazer qualquer coisa. A quantos outros países eu posso ir? 200? Bem, então há mais 200 coleções prontas pela frente.”

    Muitas imagens da atmosfera em torno do trabalho de Kim Jones podem ser vistas no livro que fez em parceria com o fotógrafo Luke Smalley (1955 – 2009).

    Onde vende: Lojas Louis Vuitton espalhadas pelo mundo e nas principais lojas de departamento.

    Instagram: @mrkimjones

    + Conheça Massimo Giorgetti, por trás da descolada MSGM

    + Conheça Erdem Moralioglu, estilista adorado por Marion Cotillard e Kate Middleton

    + Conheça Chitose Abe, a inteligência por trás da Sacai

    + Conheça Junya Watanabe, o estilista mais vanguardista de Paris

    Não deixe de ver
    La Chasse – Issey Miyake
    A jornada da Kapital: do Japão e culto global à LVMH
    adidas e Jão: camiseta inspirada em “meninos e meninas” esgota instantaneamente
    Sade: O estilo atemporal da cantora
    Hermès deve estrear na alta-costura
    A expedição de Schiaparelli no Brasil
    Com Bella Hadid, Miss Sixty busca reviver seus tempos de glória
    Camaleoa da moda e do cinema: O fascínio de Tilda Swinton
    Olivier Theyskens: quem é o designer que assinou o vestido de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025
    FFW