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    Diretor de moda da Rochas, que acaba de chegar ao Brasil, fala sobre plano de expansão no país
    Diretor de moda da Rochas, que acaba de chegar ao Brasil, fala sobre plano de expansão no país
    POR Redação

    Fachada da primeira loja da Rochas no Brasil, no shopping Higienópolis ©Divulgação

    A primeira loja no Brasil da maison francesa Rochas fica em São Paulo e já está de portas abertas. O espaço, dedicado exclusivamente à moda masculina, está em funcionamento desde o início do mês no shopping Pátio Higienópolis. A unidade é uma franquia e faz parte do plano de expansão da grife na América Latina, que prevê cinco lojas nos próximos quatro anos no Brasil, além das oito que já existem na Argentina. Na segunda-feira (18.11), o diretor de moda da Rochas Paris, Stéphane Lemonnier, concedeu entrevista exclusiva ao FFW no coquetel de abertura oficial.

    Lemonnier explicou que a marca criou um modelo de produção local para a América Latina. Parte da matéria-prima é importada (como as lãs frias italianas Loro Piana e Marzotto e o algodão Pima peruano), e a confecção é feita na Argentina, sob supervisão da grife, para que as peças sejam fiéis à coleção criada em Paris. “O savoir-faire Rochas pode ser transmitido. O consumidor vai encontrar uma roupa bem feita, totalmente no espírito da coleção, supervisionada, controlada e com protótipo da Rochas, mas que será efetivamente local”. O diretor explicou que esta foi a alternativa encontrada pela empresa para colocar no mercado produtos a um “preço razoável, o valor real do produto, e não um preço artificial inflado por taxas”. Quem for à loja em São Paulo encontrará ternos de lã fria por R$ 2 mil a R$ 3,4 mil. Um dos artigos mais caros é um paletó de cashmere com seda, que custa R$ 5.483.

    O diretor de moda Stéphane Lemonnier no coquetel de abertura da Rochas em SP ©Paula Pirozzi/Divulgação

    A linha masculina, apesar de não ser desfilada, existe desde 2008. Desenhada em Paris pelo estilista François Dunet, é a mesma vendida em quase 20 países, como França, Japão, Inglaterra, Bélgica e Espanha. “No Japão, o clima não é o mesmo da Inglaterra, então são feitas adaptações para cada mercado, como o tecido. O responsável pela butique conhece sua clientela e sabe o que vai vender melhor. No final, a coleção pode variar, mas só com pequenas alterações”, acrescentou Lemonnier.

    A empresa também tem planos de trazer para o país sua linha feminina, que já foi vendida na Daslu. “Certamente viremos muito rapidamente com a coleção para mulheres”, disse o diretor. Além da estratégia de expansão no mercado nacional, Lemonnier comentou que a grife não deve ficar apenas no Brasil e na Argentina. “Estudamos outras possibilidades, mas não vamos ficar muito tempo só em dois países da América Latina”.

    A maison foi fundada em 1925 por Marcel Rochas, que reinventou a silhueta da mulher, investindo em linhas femininas, em oposição à androginia das melindrosas da época. A grife ficou conhecida por reunir elegância, simplicidade e juventude, mas também pelas fragrâncias, inclusive dedicando-se durante um período apenas a elas. No início da década de 1990, a casa regressou ao universo da moda com coleções desenhadas pelo estilista irlandês Peter O’Brien, sucedido por Olivier Theyskens e, em seguida, Marco Zanini. Agora a linha feminina passa para a direção criativa de Alessandro Dell’Acqua, que apresentará sua primeira coleção em fevereiro de 2014.

    Rochas Paris @ São Paulo
    Shopping Pátio Higienópolis
    Av. Higienópolis, 618, Piso Vilaboim
    (11) 3661-5733
    rochasweb.com.br

     Interior da primeira loja da Rochas no Brasil, no shopping Higienópolis ©Divulgação

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