Nicholas Kirkwood x Keith Haring, de 2011 ©Divulgação
A partir desta sexta-feira (08.02), o Museu do Fashion Institute of Technology, em Nova York, apresenta a exposição “Shoe Obsession”, que examina o fascínio das mulheres por sapatos altíssimos e extravagantes. A mostra tem curadoria de Valerie Steele, Colleen Hill e Fred Dennis e traz 150 modelos impressionantes criados nas duas últimas décadas por designers já considerados icônicos, como Christian Louboutin, Manolo Blahnik e Roger Vivier, assim como itens desenvolvidos por jovens como Nicholas Kirkwood e Charlotte Olympia. E, muito legal, tem também o trabalho do brasileiro Alexandre Birman.
Em cartaz até 13 de abril, “Shoe Obsession” deixa claro que os sapatos, antes considerados apenas acessórios, são hoje elementos essenciais para produções ousadas e podem até ser o ponto de partida para a escolha de um look. De acordo com pesquisa veiculada no site do Museu do FIT, a mulher americana atualmente possui, em média, 20 pares de calçados, o dobro do habitual no final da década de 1990.
À parte os designers especialistas em sapatos, a mostra traz itens de grande marcas de moda, como Givenchy, Prada, Alexander McQueen, Gucci e Azzedine Alaïa, e sapatos que são quase obras de arte, como o Lady Pointe, desenvolvido por Noritaka Tatehana para Lady Gaga.
+ Veja na galeria abaixo mais modelos expostos em “Shoe Obsession”: