Streetwear do futuro: a aguardada collab da Oakley com a Piet
Coleção marca também os dez anos da Piet, do designer Pedro Andrade
Streetwear do futuro: a aguardada collab da Oakley com a Piet
Coleção marca também os dez anos da Piet, do designer Pedro Andrade
Como vai ser o streetstyle do futuro? Essa reflexão pauta a aguardada colaboração da Oakley com a Piet, no ano em que a marca de Pedro Andrade completa dez anos.
A coleção faz um casamento perfeito das Pedro pensou para a collab das assinaturas das duas marcas. A pesquisa da formulação da coleção foi feita pensando nos anos 90 e 2000, quando a Oakley estourou no Brasil apresentando um design arrojado e futurista pra época. “Durante o processo criativo desta collab, me consultei constantemente com colecionadores e aficcionados pela Oakley, pois eu queria acessar as camadas mais profundas dessa sintonia entre nossa cultura e a Oakley, e para isso, eu precisava de mais visões, não só da minha”, descreve Pedro.
A narrativa que dá vida a coleção é uma crônica que se passa em 2050, sobre um jovem brasileiro que encontra nas coisas de seu avô peças dos anos 90 da Oakley.
Dividida em duas linhas, a coleção colaborativa é composta de vinte peças. A primeira linha nomeada de Heritage reimagina estampas clássicas da Oakley como a Skull, o Metal Icon e a frase Thermonuclear Protection. Para dar uma pegada vintage às camisetas, elas foram construídas como se tivessem sido usadas por décadas, com tecido gasto, partes furadas e cor lavada.
A Future, segunda linha, lança um olhar para o futuro do estilo da Oakley, mas sem ignorar o passado que fez o brasileiro se apaixonar pela marca. Das peças clássicas, a bota Flak 1.0, a icônica mochila Kitchen Sink e os óculos Eye Jacket Redux e Frogskins foram os itens escolhidos por Pedro para depositar seu DNA criativo.
Para o FFW, Pedro Piet recorda sua ligação com marca desde a infância, quando a Oakley chegou no Brasil e logo virou hype entre skatistas e frequentadores de raves. “Meu sonho era ter uma mochila Kitchen Sink, a mochila mais emblemática da Oakley. Mas eu não tinha condições de ter uma mochila dessa por ser muito cara. De tanto eu falar dessa mochila, num Natal, minha mãe me deu uma falsa de presente pois era o mais próximo que eu poderia ter da marca”, recorda ele.
A pesquisa para a criação da coleção foi feita pensando nos anos 90 e 2000, quando a marca estourou no Brasil apresentando um design arrojado e futurista pra época. “Durante o processo criativo desta collab, me consultei constantemente com colecionadores e aficcionados pela Oakley, pois eu queria acessar as camadas mais profundas dessa sintonia entre nossa cultura e a oakley, e para isso, eu precisava de mais visões, não só da minha”, diz ele.
Para marcar o lançamento da colaboração, uma campanha dirigida pelo fotógrafo Hick Duarte juntou fãs das marca como os músicos Kyan, Tasha, Fleezus e Derek, além de Yasmin Careca e Nenê Raridades, colecionadores da Oakley no Brasil.
A coleção será lançada em um evento físico no dia 1 de dezembro, na Guadalupe Store (Unidade Bom Retiro), e na sexta-feira, dia 2/12, às 10 da manhã, no site da Piet, da Oakley e dos revendedores oficiais das marcas.