À esq., foto do editorial da “W”; à dir., foto da “Vogue” Itália – ambas clicadas por Steven Meisel ©Reprodução/FFW
A história de imagens perigosamente parecidas não é exatamente novidade no mundo da moda – seja nas passarelas, em campanhas ou em editoriais. Mas o caso que veio à tona esta semana chama a atenção porque os dois ensaios em questão foram clicados pelo mesmo fotógrafo: Steven Meisel.
Ele assina dois editoriais de temáticas bem parecidas – o poder transformador da maquiagem e do styling – tanto na “Vogue” Itália de agosto quanto na “W” de setembro. O pior é que, de acordo com uma fonte do “WWD”, funcionários da “W” acreditam que Meisel usou a verba deles para financiar também o ensaio da “Vogue” Itália.
À esq., foto do editorial da “W”; à dir., foto da “Vogue” Itália – ambas clicadas por Steven Meisel ©Reprodução/FFW
Além do conceito, do visual preto-e-branco e da modelo Raquel Zimmermann, que aparece nas duas revistas, algumas das poses também são bastante parecidas. Entre as diferenças, estão os fatos de que os stylists são diferentes (Karl Templer na “Vogue” e Edward Enninful na “W”) e o editorial da “Vogue” só traz a Raquel Zimmermann, enquanto a “W” tem, além dela, outras nove modelos, como Linda Evangelista, Carolyn Murphy, Karen Elson e Jessica Stam.
Veja na íntegra os editoriais da “W” de agosto e da “Vogue” Itália de setembro e dê a sua opinião: a polêmica do auto-plágio de Steven Meisel se justifica?