A estilista Paula Raia inaugura hoje a exposição Terrosidades no CCSP. A mostra nasce da reflexão sobre o papel da moda num mundo em constante transformação, com conquistas de direitos pelas mulheres de poderem ser o que quiserem ser, trazendo a liberdade e a equidade como guias. Junto vem também um desejo de celebrar as belezas femininas abrindo um espaço de escuta de diferentes experiências e trajetórias de vidas de mulheres inspiradoras.
“No universo da moda, essas mudanças de ação e pensamento visam alterar os termos do jogo. Em movimentos que trazem corpos, cores, idades e biografias mais plurais, e entendem que a vestimenta, esse modo cotidiano de expressão de si, de nossas identidades pessoais e coletivas, se expressa de maneiras muito variadas”, diz a estilista no material de apresentação.
Para montar a exposição, Paula mergulhou no universo de referências de cerâmicas marajoaras, texturas, fibras e tecidos naturais brasileiros, das mitologias que trançam relações entre o feminino e a terra.
As criações foram pensadas para cada uma das 14 mulheres convidadas a integrar a exposição, fotografadas por Rafael Pavarotti. São elas: Alice Ruiz, Camila Pitanga, Caroline Figueiredo, Djamila Ribeiro, Emery Khoury, Erika Hilton, Glória Maria, Lea T, Loo Nascimento, Lu Big Queen, Mariene de Castro, Morena Cardoso, Preta Rara e Salinê Saunders.
A mostra é acompanhada de um projeto pedagógico composto por oficinas de capacitação e encontros de desenvolvimento criativo, desenvolvido paralelamente e com duração que prossegue a exposição.
Terrosidades
Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1000)
Periodo de exposição: de 19/09 a 04/10
De terça a domingo: das 10h-20h