O lendário estilista francês Manfred Thierry Mugler, que revolucionou a forma como vemos moda nos anos 80 e 90 através de suas criações ousadas e seus desfiles extravagantes, faleceu no último domingo (23.01) deixando um legado invejável. O impacto de Mugler na moda é enorme, por isso, relembramos a sua trajetória e homenageamos a história do estilista.
1948
Manfred Thierry Mugler nasceu na cidade de Estrasburgo, na França, em 21 de dezembro.
1972
Ele começou sua carreira como dançarino (o que influenciaria muito seu trabalho na moda) e se mudou para Paris aos 24 anos, onde chamava atenção por seus looks. Começa na moda trabalhando como fotógrafo e vitrinista. Também atua como assistente de design para diversas marcas de Paris, Londres e Milão.
1973
Em 1973, ele desenhou sua primeira coleção, ainda sob o nome de Café de Paris e recebeu um financiamento, o que o possibilitou que abrisse sua marca homônima, Thierry Mugler, no ano seguinte. A marca experienciou grande sucesso, principalmente durante os anos 80, revolucionando a definição de elegância e a forma como a moda era vista, com as criações únicas de Mugler.
1978
Mugler abre sua primeira loja em Paris e lança sua linha masculina de pret-à-porter.
1984
O estilista faz seu primeiro desfile espetáculo aberto, com mais de 6 mil pessoas e metade dos ingressos vendidos ao público, um movimento bastante revolucionário para a época. Os desfiles de moda nunca mais foram os mesmos depois disso.
1986
Manfred compra a parte de seus acionistas e se torna o único dono de sua marca própria.
1990
A Thierry Mugler começa a licenciar perfumes atingindo grande sucesso comercial, tornando a marca conhecida para além do pequeno círculo da moda.
1992
Ele lança o perfume Angel, um sucesso absoluto e um dos perfumes mais vendidos no mundo. Nesse mesmo ano, ele também apresentou sua primeira coleção de Alta-Costura, no Ritz Hotel, em Paris.
1995
Em constante diálogo com o pop, Mugler faz o mega-desfile histórico de Alta Costura Inverno 1995 no Cirque d’Hiver, com uma coleção de 300 looks de inspiração fetichista, desfilada por nomes como Tippi Hedren, Patty Hearst e Veruschka e performance de James Brown. O jornal New York Times chama o desfile de Woodstock da moda
1997
Thierry Mugler apresenta a icônica coleção de Alta Costura ‘The Insects’. Pouco tempo depois a marca descontinua suas linhas de vestuário, se dedicando exclusivamente à perfumaria, agora sob os domínios da empresa de cosméticos Clarin.
2002
Manfred Thierry Mugler se aposenta da moda e se muda para Nova Iorque, se dedicando exclusivamente ao design de figurino, que sempre foi uma de suas grandes paixões.
2009
Manfred Mugler fica recluso do olhar público e da mídia, retornando como conselheiro artístico de Beyoncé e desenhando os looks da tunê I Am…Sasha Fierce.
2010
A marca Thierry Mugler, pouco falada desde então, retoma suas linhas de vestuário com nome alterado para apenas Mugler. Desde então, Nicola Formichetti e David Koma ocuparam o cargo de diretores criativos da maison antes de Casey Cadwaller, atual diretor criativo.
2022
Manfred Thierry Mugler é homenageado com a exposição Thierry Mugler: Coutourissime, em Paris, no museu de Artes Decorativas. Com a exposição ainda em cartaz, no dia 23 de janeiro o estilista vem a falecer.