Jarvis Macchie, da Tod’s, e Monica Mendes, com Sophia Alckmin e Helena Bordon, no hotel Crillon, em Paris ©FFW
Um grupo de executivos da marca italiana Tod’s marcou presença na semana de moda de Paris e armou um encontro com jornalistas e blogueiras brasileiras, do qual o FFW fez parte.
A marca abriu recentemente sua primeira loja no Brasil, no shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Em breve um segundo espaço será inaugurado no Iguatemi e em seguida no Cidade Jardim, ambos também em São Paulo.
O motivo do encontro foi entender melhor o consumidor brasileiro, seus hábitos e gostos e como a marca pode ser comunicada com eficiência por aqui. “Buscamos mudanças na comunicação da marca”, diz Jarvis Macchie, Diretor de Web da Tod’s.
Para Sabine Altmann, da área de marketing, é necessário mostrar o verdadeiro lifestyle da marca, já que, mesmo sendo referência em acessórios de couro, é ainda pouco conhecida do grande público no Brasil. “Fizemos um ensaio no nosso site que representa o conceito da marca e foi uma ferramenta de informação importante e que teve um bom retorno”, diz. Em 2012, as vendas da Tod’s aumentaram 16.8%, segundo o “WWD”.
Bolsa da linha Couture, uma das mais alegres para o verão ©Divulgação
Essas e outras ações poderão ser usadas para seduzir o mercado brasileiro e apresentar a grife aos consumidores. A Tod’s quer atrair clientes jovens e vai passar a usar o Facebook e o Instagram com força para se comunicar com esse público. Pelo visto, não vai ser muito difícil. A coleção de Verão 2013 está vibrante e com muitas peças desejo, especialmente as bolsas trabalhadas da coleção Couture (veja na galeria abaixo).
O que também vai ajudar e bastante na inserção da marca entre as jovens consumidoras é o número de celebridades e ícones de estilo que já são adeptas e desfilam por aí com suas bolsas ou os clássicos loafers. A “it bag” da Tod’s é a D-Bag, lançada pela primeira vez em 1997 e que conquistou as princesas Diana e Caroline de Mônaco. Hoje é Catherine Middleton a royal adepta da D-Bag. Para o Verão 2013, a marca lançou a versão D.D Bag, com versões sofisticadas para o dia, em uma ampla cartela de cores.
A Tod’s integra o grupo Tod’s Spa, que ainda detém as marcas Hogan, Roger Vivier e Fay.