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A Uniqlo não é uma marca que segue as tendências de moda — pelo menos é isso que defende Naoki Takizawa, dono da grife. Agora a cadeia japonesa tem um grande projeto de inovação. Em vez de tentar seguir tendências do momento, a marca pretende produzir itens superbásicos.
O último grande lançamento da Uniqlo foi a coleção cápsula feita em parceria com a Jil Sander. A ideia daqui para a frente é investir em tecnologia experimental e inovação nos tecidos.
Para Takizawa, apesar de o mercado ter mudado muito, o processo do design é o mesmo. O projeto de inovação pretende ter mais a ver com o desenho industrial do que com a produção de moda, tão ligada às etiquetas.
O projeto de inovação é, na verdade, um esforço de grupo. O diretor criativo Kashiwa Sato e o estilista Nicola Formichetti também estão nesse trabalho com Takizawa. “Precisamos de mais de um olho, ideia e perspectiva”, defende o dono da Uniqlo.
As novidades da Uniqlo têm como motivo fundamental uma preocupação humanitária. Para Takizawa, as tragédias que ocorreram no Japão ao longo deste ano mudaram as pessoas. “Jovens costumavam ser muito mais materialistas, mas agora eles reagiram à situação. Estão pensando mais seriamente sobre as coisas, então pensamos: o que vamos responder a isso?”, afirmou o dono da marca ao jornal britânico “The Independent”.
Uma das primeiras ações planejadas foi uma colaboração da Uniqlo com a Condé Nast japonesa para arrecadar dinheiro para aliviar o impacto do terremoto. Nicola Formichetti conseguiu trazer Karl Lagerfeld, Alber Elbaz, Charlize Theron, Blake Lively e Lady Gaga para criarem camisetas que tiveram o lucro revertido para as vítimas dos terremotos. Segundo o estilista, esses nomes também já se mostraram interessados no projeto de inovação da Uniqlo.