A cultura de rua está na moda no mundo todo e nunca esteve tão em voga no Brasil. Cada vez mais, as pessoas se preocupam em vivenciar a cidade, seja se locomovendo para o trabalho de bicicleta, andando de skate no fim de semana, fazendo piqueniques ou apreciando graffiti. Um reflexo claro disso são as grifes — tanto internacionais como nacionais — que se apropriam de elementos tipicamente de streetwear, como a Chanel fez com os tênis e a Givenchy com as camisetas largas numeradas como os uniformes esportivos.
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Para se ter uma ideia do tamanho desse mercado, no Brasil há mais de 4 milhões de adeptos do skate (em 2006 eram 3 milhões), e o segmento movimenta mais de R$ 1 bilhão ao ano em venda de roupas e acessórios, segundo pesquisa realizada pela SGI Europe (Sports Good Intelligence) em parceria com a ASF (Adventure Sports Fair) e a promotora alemã de eventos esportivos ISPO. O setor calçadista e de sneakers movimenta ao ano mais de R$ 40 bilhões no país, de acordo com o Ibope.
Com essa alta demanda, é natural que o mercado comece a se organizar. Desde 2013, a Urb Trade Show reúne duas vezes por ano marcas de skate, streetwear e sneakers para apresentarem aos lojistas seus lançamentos para o Inverno e para o Verão. Para Tiago Moraes, um dos idealizadores da feira, o crescimento desse mercado está ancorado no aumento do número de praticantes do skate, mas ele não acredita que tenha havido um boom. “Foi uma mudança gradual. Hoje em dia o skate é muito mais democrático. A gente vê muita gente só deslizando, não se trata só de performance.” E essa democratização acabou por atrair um grande número de simpatizantes, que não necessariamente andam de skate, mas consomem o estilo de vida. “Eles podem não consumir o shape, mas compram roupas, tênis…”
Para o setor, eventos como a Urb são importantes para ajudar os lojistas a organizarem melhor suas compras. Em vez de ir a inúmeros showrooms, os compradores podem se concentrar em um lugar só, onde conseguem visualizar os lançamentos das diversas marcas e tomar a decisão de compra. Isso também beneficia compradores de fora de São Paulo, que economizam tempo, e favorece marcas novas, que teriam mais dificuldades para atrair lojistas. Para as marcas, a grande vantagem é atender em dois dias um fluxo de lojistas que elas não conseguiriam reunir em um showroom. “Não existia um evento que unificasse os lançamentos. Cada marca lançava quando queria, e os lojistas não sabiam o que priorizar de verba”, comentou Tiago.
O interesse de Tiago por esse mercado começou aos 9 anos, em 1985, quando ele andou de skate pela primeira vez. Ele viu a disseminação do esporte nos anos 1990 no Brasil e sempre sonhou em ter sua marca própria. Cursou Propaganda e Marketing pensando nisso, sonho que foi concretizado com a criação da marca Agacê, incorporada pela Crail. Em 2007, Tiago abriu a Kultur, agência de marketing voltada para o mercado de skate e responsável pela Urb.
Na primeira edição, realizada no segundo semestre de 2013, participaram 2,5 mil lojistas. Na segunda edição, em abril, foram mais de 5 mil compradores, que viram os lançamentos para o Verão 2015 de 80 marcas. Estima-se que ela tenha movimentado cerca de R$ 100 milhões em vendas B2B (business-to-business). A terceira edição da Urb, temporada Inverno 2015, acontece nesta quarta e quinta-feira (15 e 16.10), no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo, das 9h às 19h. Desta vez, o evento acontece em local com de 6 mil m², o dobro do tamanho do anterior, e com um crescimento de 20% no número de marcas. A feira contará com área de lazer com praça de alimentação, prática de skate com obstáculos pela marca Kronik, lounge com exposição de fotos, graffiti em parceria com a marca de spray Montana e DJ set.
3ª edição da URB Trade Show @ São Paulo
15 e 16 de outubro, das 9h às 19h
Centro de Eventos Pro Magno
Avenida Professora Ida Kolb, 513, Casa Verde
Credenciamento: pode ser feito no local com o CNPJ da empresa
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