Por Patrick Vidal, em colaboração com o FFW
Paris é a próxima cidade a apresentar seu calendário oficial de moda masculina. Depois da London Collections: Men, da feira Pitti Uomo, em Florença, e da Milano Moda Uomo, é a vez da capital francesa mostrar suas apostas para o Inverno 2016/17 a partir desta terça até 24 de janeiro.
Com calendário cada vez mais diverso, a cidade é um caldeirão que mistura o melhor da moda contemporânea: recebe desde marcas clássicas e consagradas, como Hermès, Dior, Balmain e Givenchy, as de vanguarda, como Rick Owens, Kolor e Raf Simons, e novíssimas apostas do cenário masculino internacional, como o russo Gosha Rubchinskiy.
Abaixo conheça mais sobre cinco marcas fora do circuito mainstream – duas delas estreiam nesta temporada – e acompanhe o calendário com os horários já adaptados para o Brasil.
Études
Criado em 2012, o coletivo Études rapidamente chamou a atenção da turma da moda por sua estética genderless e esportiva, o que permitiu que sua moda, apesar de essencialmente masculina, alcançasse homens e mulheres. Baseado em Paris e Nova York, tem sua marca presente em importantes multimarcas, como a Colette, em Paris, e já é cotado para parcerias com outras empresas. A marca também conquistou seu espaço nos looks de street style do Hemisfério Norte, que trazem a logomarca “É“, referência à primeira letra de “Études“, que já é facilmente identificada nas ruas. O coletivo apareceu na FFWMAG #41, em especial sobre marcas da nova geração. Este será seu quarto desfile na semana de moda de Paris.
Data do desfile: 23.01, às 10h (sábado)
etudes-studio.com + @etudesstudio
Kolor
Japonesa sensação, a Kolor surgiu em 2004 quando Junichi Abe, seu fundador, se formou na conceituada Bunka Fashion College, em Tóquio. Com roupas bem construídas e estética moderna, a marca é conhecida por seus clássicos repaginados: paletós, jaquetas e t-shirts ganham detalhes inusitados, dando vida a produções que misturam formas e cores de maneira singular. Como um dos importantes expoentes da nova geração da moda masculina – e da moda japonesa – a Kolor conquistou espaço em diversas multimarcas, inclusive no Mr. Porter. Integrante do calendário masculino oficial de Paris desde 2012, a marca já foi homenageada na feira Pitti Uomo em 2010 e assinou colaboração para a Adidas em janeiro de 2015.
Data do desfile: 21.01, às 10h30 (quinta)
Umit Benan
Turco radicado na Itália, Umit Benan se formou pelo Istituto Marangoni. Lançou sua marca homônima em 2009, mas por dois anos (de 2011 a 2013) foi diretor criativo da italiana Trussardi. As doses de ironia em seus desfiles refletem o gosto do estilista pela imperfeição. Certa vez, disse ao “NYT”: “Meus desfiles são sempre irônicos. Meu homem nunca é perfeito, não gosto de perfeição”. Seguindo esse caminho, o estilista ganhou, em 2010, o maior prêmio da Pitti Uomo, “Who is On Next”. Há pouco, o designer trocou Milão por Paris para apresentar suas coleções, mudança que, segundo Umit, “trouxe mais luxo, volume e elegância” aos seus trabalhos.
Data do desfile: 24.01, às 14h30 (domingo)
Johannes Adele
https://vimeo.com/118574060
Dupla estreante na semana de moda de Paris, a marca é o resultado da união de dois designers que se conheceram nos ateliers da belga Ann Demeulemeester. O sueco Johannes Leijonberg e a francesa Adèle Gillardeau têm raízes fincadas na estética genderless. Com construção minimalista, mas não por isso óbvia, tem uma pegada clean, que apesar da limpeza de formas e cores, aposta no uso sofisticado com as matérias-primas, misturando lãs, peles e couros nobres. Essa é a sua terceira coleção e a primeira vez dentro do calendário oficial parisiense.
Data do desfile: 22.01, às 17h30 (sexta)
johannesadele.com + @johannesadele
Palm Angels
Também estreante desta temporada, a Palm Angels respira esporte e skateboard, com um toque preppy chic. Seu fundador, Francesco Ragazzi, além de diretor artístico da Moncler, é também autor do livro que leva o nome da marca e explora o universo do skate na Califórnia. A marca nasceu como um projeto de fotografia de Ragazzi e, no Inverno 2015, acabou virando uma grife com lifestyle próprio que passa por todos os seus produtos. Fotos de Ragazzi viram estampas em camisetas e jaquetas.
A Palm Angels já é vendida em importantes multimarcas do Estados Unidos, como a “The Webster“, de Miami e a “Traffic“, de Los Angeles, além do top e-commerce Sssense.
Apresentação dia 23.01 (sábado) no Palais des Beaux Arts.
palmangels.com + @francescoragazzi
Veja abaixo o calendário completo e acompanhe a cobertura no FFW e no nosso perfil no Instagram @ffw:
QUARTA (20.01)
7h Lucien Pellat Finet
8h30 Avoc
9h30 OAMC
10h30 Strateas Carlucci
11h30 Lemaire
12h30 Y/PROJECT
13h30 Walter Van Beirendonck
14h30 Valentino
16h Haider Ackermann
17h30 Raf Simons
QUINTA (21.01)
7h30 Issey Miyake Men
9h30 Rick Owens
10h30 Kolor
11h30 Andrea Crews
13h Julien David
14h Louis Vuitton
15h Yohji Yamamoto
16h30 Dries Van Noten
17h30 Boris Bidjan Saberi
18h Pigalle
SEXTA (22.01)
7h Junya Watanabe
8h Maison Margiela
9h Ann Demeulemeester
10h Maison MIHARA YASUHIRO
11h 22/4_Hommes
12h Christian Dada
13h Cerruti
13h Sandrine Philippe
14h Comme des Garçons
15h Givenchy
17h Berluti
17h Icosae
17h30 JOHANNES ADELE
SÁBADO (23.01)
7h Kenzo
8h Sacai
9h Songzio
10h Études
12h Dior
13h Wooyoungmi
14 Balmain
15h Henrik Vibskov
16h White Mountaineering
17h Hermès
17h Geoffrey B. Small
18h AMI – Alexandre Mattiussi
DOMINGO (24.01)
7h Officine Generale
8h Lanvin
9h Agnès B.
11h Rynshu
11h30 Y-3
12h Hood by Air
13h Paul Smith
14h30 Umit Benan
15h Thom Browne
16h TALAMON