FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Verão 2013? Capitais da moda brigam por causa de calendário de desfiles
    Verão 2013? Capitais da moda brigam por causa de calendário de desfiles
    POR Redação

    Cavalli atm F10 007 ©Imaxtree

    A temporada internacional de Verão 2012 não está nem na metade, mas já começou uma confusão por causa das datas da estação que lançará o Verão 2013 (daqui a um ano). As organizações das semanas de moda de Nova York, Londres, Paris e Milão têm um acordo desde 2008 para que as datas não se choquem, mas nem sempre é assim que acontece.

    O arranjo prevê que os desfiles comecem sempre na segunda terça-feira dos meses de fevereiro e setembro, quando acontecem os lançamentos internacionais. Quem abre a temporada é sempre Nova York e a cidade insatisfeita com o acordo é Milão.

    A partir do ano que vem, se este acordo continuar, os desfiles de Milão começarão apenas no final do mês, já beirando outubro, o que poderia resultar em um atraso na produção das roupas e sua chegada às lojas. Mario Boselli, chefe da câmara de moda italiana, também não quer ver o evento “espremido” entre as semanas de Londres e Paris.

    De um lado, Boselli quer furar o acordo, dizendo que a ideia é que ele fosse de curto prazo, válido apenas por três anos; do outro, Steven Kolb, diretor do CFDA (o órgão que cuida da moda americana), afirmou ao site “WWD” que não faz sentido o arranjo ser tão curto. “Eu não estaria fazendo meu trabalho para os estilistas americanos se tivesse negociado a curto prazo”, afirmou.

    Por enquanto, nada foi resolvido. O fato é que a cidade que sai perdendo nessa história é Londres. As principais marcas britânicas, como Stella McCartney e Alexander McQueen, desfilam em Paris, o que tirou o prestígio da capital, que ficou conhecida apenas como celeiro de novos talentos. A iniciativa da Burberry de voltar a desfilar em Londres é uma forma de fazer as pessoas voltarem a olhar Londres com a mesma seriedade com que olham para NY, Milão e Paris, esta a verdadeira capital da moda.

    Mais uma vez, a confusão parece ter apenas começado. Aguardem novidades.

    Não deixe de ver
    La Chasse – Issey Miyake
    A jornada da Kapital: do Japão e culto global à LVMH
    adidas e Jão: camiseta inspirada em “meninos e meninas” esgota instantaneamente
    Sade: O estilo atemporal da cantora
    Hermès deve estrear na alta-costura
    A expedição de Schiaparelli no Brasil
    Com Bella Hadid, Miss Sixty busca reviver seus tempos de glória
    Camaleoa da moda e do cinema: O fascínio de Tilda Swinton
    Olivier Theyskens: quem é o designer que assinou o vestido de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025
    FFW