Grandes mudanças estão acontecendo no sistema atual de desfiles. Após o anúncio da Burberry, de um plano de reestruturação das coleções, Vetements e Tom Ford também revelaram que irão adotar práticas diferentes para as próximas temporadas. A Vetements, uma das marcas mais incensadas do circuito jovem parisiense, vai apresentar em conjunto as coleções feminina e masculina em janeiro e junho, durante as semanas de moda masculina internacionais e os desfiles da alta-costura – a mudança começará em 2017. Ford, que apresentou sua coleção de Verão 2016 em forma de vídeo, anunciou que só desfilará as coleções de Inverno 2017 em setembro, para se aproximar da data em que os produtos chegam às lojas.
Para Demna Gvasalia, diretor criativo da Vetements e da Balenciaga, a decisão de inverter o calendário oficial envolve solucionar os problemas no ciclo de produção. A tentativa de chegar mais perto do consumidor final e o descontentamento com o sistema são os principais motivos do “boicote” do calendário oficial. Em entrevista ao Business Of Fashion, Demna Gasvlia critica o sistema atual da moda e aponta que a relação entre “visão comercial” e “visão criativa” ainda é falha no mercado. “Você não tem escolha – se você é um diretor criativo ou um designer na equipe. Você também não tem tempo para realmente analisar e pensar sobre o que você está fazendo. Você tem que ser uma máquina de ideias que produz coisas novas a cada três meses . Toda a indústria corre tão rápido porque precisamos oferecer algo novo para a loja a cada duas semanas para que o cliente não fique aborrecido. Eles não querem esperar por seis meses, por isso temos a pré-coleção, a pré-pré-coleção, e a coleção principal, que ninguém está comprando”, critica.
A semana de moda de Nova York também tem nomes que estão testando novos métodos: Rebecca Minkoff e Mathew Williamson disponibilizarão um serviço de venda online para os consumidores comprarem as peças que serão desfiladas já durante o show.