Os estilistas holandeses Viktor Horsting e Rolf Snoeren, da marca Viktor & Rolf, vão suspender a linha prêt-à-porter após a temporada Outono/Inverno 2015/16. O objetivo da dupla é se concentrar em Alta-Costura, fragrâncias e licenciamentos.
Segundo o WWD, a decisão foi tomada em conjunto com o acionista majoritário da marca, o Grupo OTB, que pertence a Renzo Rosso. O empresário italiano teria dito que a suspensão do ready to wear é “uma decisão estratégica para posicionar a marca Viktor & Rolf no mais alto segmento de luxo da moda”.
“Sentimos uma forte necessidade de focar novamente em nossas raízes artísticas. Sempre usamos a moda para comunicar, é o nosso principal meio de expressão artística”, disse Horsting, lamentando que o prêt-à-porter, seu ritmo acelerado, prazos e competição feroz, “começou a ser criativamente restritivo”. Para ele, a decisão lhes dará mais tempo e liberdade. “Estamos muito animados para expandir os horizontes da nossa visão em territórios novos e inesperados”, comentou Snoeren.
Eles não são os primeiros a optarem pela medida. No fim de 2014, o estilista francês Jean Paul Gaultier anunciou que, após 38 anos, iria parar de fazer o prêt-à-porter para focar na Haute Couture, fragrâncias e em projetos especiais.
Uma porta-voz da Viktor & Rolf disse que os estilistas vão apresentar e colocar à venda uma última coleção de prêt-à-porter, mas que não irão participar da semana de moda de Paris, que acontece de 3 a 11 de março. A marca vende as coleções masculinas e femininas para mais de cem multimarcas, além de manter uma loja própria na Rue Saint Honoré, em Paris, que será fechada no início de 2016.
A Viktor & Rolf foi lançada em 1993 e começou a desfilar Alta-Costura em Paris em 1998. A marca começou a focar no RTW em 2000. Em 2005, eles lançaram, em parceria com a L’Oréal, a fragrância Flowerbomb. A linha masculina começou a ser produzida em 2003.