Há quase cinco anos, o Wayfarer domina o campo de óculos cool – outro clássico, o Aviator, segue de perto. Mas até Bob Dylan, que usa o modelo desde a década de 1960, deve ter enjoado agora que os Wayfarers proliferaram tanto (e suas cópias também).
Ao que parece, o antídoto para esses óculos esteticamente masculinos pode bem ser os óculos “gatinho”, parte do revival da elegância retrô, em especial das décadas de 1950 e 60, que tem aparecido nas passarelas.
Nos anos 1960, os óculos gatinho eram febre (a foto é de 63) © LIFE
O nome, claro, tem a ver com sua aparência felina: o ângulo para cima pode ser exagerado, pontudo, decorado com pedrarias ou mais suave. O bureau WGSN, aliás, aposta que é nesse sentido que a armação deve evoluir nas próximas temporadas: para formas mais sutis e arredondadas, o que deve tornar o estilo mais atraente também para a ala masculina.
Enquanto isso, as mulheres podem procurar seus olhos-de-gato em brechós, nas lojas da designer Linda Farrow (uma apaixonada por modelos vintage que criou os óculos de Alexander Wang, entre outros) ou ainda na Prada, que mostrou sua versão na coleção de Inverno 2010 – alguém duvida que era este o empurrão que faltava?