A temporada de Verão 2011 pode já ter terminado no Brasil, mas o inverno como estação climática chegou em terras tupiniquins há poucos dias, em 21 de junho. Acompanhando a data, o FFW publica aqui o guia de tecidos do WGSN para o Inverno 2010.
TWEEDS GRANULADOS
Um mix de preto e branco cria texturas monocromáticas com uma vibe masculina.
Inverno 2010: Martin Grant, Zac Posen, Louis Vuitton ©WGSN/Reprodução
FELTROS ESCULTURAIS
Feltros de lã luxuosos, como os da Calvin Klein, criam uma estética militar, escultural e moderna em tons de cinza e neutros. Também apareceram fibras mais finas, que deixam o aspecto menos volumoso.
Inverno 2010: Giambattista Vali, Balenciaga, Calvin Klein ©WGSN/Reprodução
VELUDO
Veludos plush em tons de azul meia-noite envolveram o corpo de maneira sensual.
Inverno 2010: Jaeger, Richard Nicoll, Donna Karan ©WGSN/Reprodução
LÃ DE OVELHA
Uma opção mais comercial (e infinitamente mais amável) de textura, a lã de ovelha roubou a atenção das peles. O detalhe foi visto com bastante frequência nas tais jaquetas de aviador, em golas e mangas oversized e em tons cru, camelo e marrom.
Inverno 2010: Giles Deacon, Hermès, 3.1 Phillip Lim ©WGSN/Reprodução
ESTAMPAS QUADRICULADAS AMPLIADAS
Com um apelo rústico, o quadriculado apareceu em técnicas de tecelagem, tramas maciças de lã e angorá.
Inverno 2010: Rodarte, Zero + Maria Cornejo, Dries van Noten ©WGSN/Reprodução
TARTÃS
Continua a tendência da tradição: os tartãs convencionais aparecem em vermelho, preto e verde, mas também em cores mais vibrantes e joviais.
Inverno 2010: Jill Stuart, Alexandre Herchcovitch, Vivienne Westwood ©WGSN/Reprodução
MATELASSADO
Sedas, poliésteres e lãs costuradas deram origem a jaquetas com enchimentos, em sua maioria na forma comum de diamante. Para dar um toque mais moderno, surgiram estampas digitais e matelassados em saias lápis.
Inverno 2010: Mary Katranzou, Balenciaga, Jaeger ©WGSN/Reprodução
FRANZIDOS E BOLHAS
Técnicas como plissé, cloqué e crepon dão aparência amassada e franzida aos tecidos e, quando utilizadas em outros mais pesados, resultam em bolhas de calor e outras distorções que fornecem mais volume e estrutura.
Inverno 2010: Chanel, RM by Rouland Mouret, Roksanda Ilincic ©WGSN/Reprodução
BABADOS
Um jeito divertido e feminino de eliminar as peles: pode ser exagerado, dando volume às golas e às partes de baixo, ou apenas um detalhe especial.
Inverno 2010: Mulberry, Jason Wu, Yves Saint Laurent ©WGSN/Reprodução
BRILHO SINTÉTICO
Superfícies amassadas, fios monofilados e camadas de poliuretano dão um visual futurista e sofisticam, principalmente em cores como preto, cinza e castanho.
Inverno 2010: Ports 1961, Nina Ricci, Fendi ©WGSN/Reprodução
JACQUARD METÁLICO
Praticamente auto-explicativo: jacquards lustrosos, criados com lurex e seda, dão um efeito decorativo, barroco.
Inverno 2010: Balmain, Alexander McQueen, Marc by Marc Jacobs ©WGSN/Reprodução
DOURADO
Outro cujo nome entrega: superfícies com acabamento ou fios dourados em vários tons causam uma impressão. A cor foi bastante utilizada em trench coats, jaquetas militares e vestidos de corte reto.
Inverno 2010: Rue du Mail, PPQ, Dries van Noten ©WGSN/Reprodução
PLÁSTICO
Couro lustroso e PVC criam um brilho intenso que apareceu principalmente em jaquetas retrô. Para um ar mais jovem, misture com cashmere, cetins e jérseis.
Inverno 2010: Prada, Marni, Paul Smith ©WGSN/Reprodução
ESTAMPAS PINCELADAS
Estampas que lembram golpes de pincel apareceram bastante, principalmente de maneira monocromática, criando um novo tipo de camuflagem.
Inverno 2010: Carolina Herrera, Doo.Ri, Gucci ©WGSN/Reprodução