O estilista britânico Craig Green tem acumulado cada vez mais fãs com sua visão radical (tanto quanto incrível) do vestuário masculino. Esta semana ele está em evidência especial por conta do lançamento de sua coleção para a Moncler, que acontece nesta quarta (22.08). A linha faz parte do Genius Project, em que a marca italiana convidou designers como Green, Pierpaolo Piccoli e Simone Rocha para criarem drops misturando seu DNA com a identidade da Moncler.
Green criou 10 looks bem conceituais, entre elas peças que são bem características de seu trabalho, como a worker jacket, e uma nova versão (e bem extrema) da down jacket da Moncler. O que Craig faz é rever o diálogo entre roupa e corpo. E claro, tudo que é diferente, extremo ou novo, pode ser incompreendido por muita gente. Alguns looks já viraram memes nas redes, com as pessoas comparando as peças a sacos de dormir.
A super multimarcas Ssense, em Montreal, recriou a instalação que Craig Green mostrou na inauguração do projeto em Milão, em fevereiro. “Quando penso em Moncler, penso em curvas horizontais e algo que parece bem sólido, mas é leve como o ar. A Moncler tem a ver com funcionalidade e proteção”, disse ao site da Vogue US. “A ideia de proteger o corpo é por onde eles começam e é aí que eu entro”.
Em uma conversa o estilista, o CEO Remo Ruffini, Green apenas disse: pode ir o quão longe quiser. Faça sua versão mais extrema. “Trabalhar com alguém que encoraja a estranheza é incrível”, diz Green, com a consciência de quem realiza o sonho de todos os estilistas que trabalham em outras marcas.
Para os menos extremistas ou fashionistas, haverá também versões mais comerciais.