Performance fashion com audição
Nem um desfile, nem um show musical. O evento de lançamento, nesta quinta (11), durante a semana de moda de Nova York, da terceira coleção da Yeezy, marca de Kanye West patrocinada pela Adidas, foi um misto de performance conceitual fashion e audição do novo álbum do rapper, intitulado “The Life of Pablo”. No Madison Square Garden (NY) lotado de 20 mil pessoas, West não cantou ao vivo suas músicas durante o desfile, tampouco os modelos andaram pela passarela: ficaram o tempo todo parados enquanto o rapper colocava, desde seu laptop, as músicas de seu novo disco.
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Casting negro
Quase todo o casting vestindo a coleção da Yeeezy Season 3 era composto por mulheres e homens negros, divididos por gênero em duas plataformas e misturados entre modelos e não modelos. Quando o público chegou, toda a coleção já estava no palco, coberta por uma grande lona bege, estufada como um pára-quedas com o casting dentro.
Atitude dos modelos
Responsável pela direção do desfile da Yeezy pela segunda vez (ela também assinou o conceito do show do ano passado), a artista italiana Vanessa Beecroft orientou os modelos a manterem uma atitude cool, nada sexy, sem movimentos bruscos ou sorrisos. Também não deveriam sentar-se todos ao mesmo tempo caso se cansassem de ficar em pé parados. Convidada especial do desfile, Naomi Campbell quebrou todas as regras sorrindo e requebrando com a mão na cintura, paramentada com um casaco de pele preto. Veronica Webb e Liya Kebede foram as outras supermodelos negras que fizeram participação especial no show.
Coleção
O sportswear dá a tônica da coleção da Yeezy, que ganha linhas e cores minimalistas, em tons terrosos numa variação de beges, laranjas, vinho, verdes e marrons. A cartela de cores e os recursos de modelagem como os moletons oversized, tops curtos de ginástica sobrepostos a macacões e bodies justos e jaquetas e calças amplas tanto no masculino como no feminino dão um ar cool ao Inverno 2017 da grife que está longe, porém de poder ser considerada “conceitual”.
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Hermès
Num dado momento do desfile, entre agradecimentos à Adidas por patrocinar o desfile e à editora de moda Carine Roitfeld por colocar a mulher do rapper, Kim Kardashian, na capa de uma revista de moda (a CR Fashion Book), Kanye West soltou a seguinte informação: “Um dos meus sonhos é ser diretor criativo da Hermès. Quero trazer o máximo de beleza possível para o mundo.” Então tá!
Kardashians
Kim e sua família Kardashian/Jenner, incluindo Kendall, Caitlyn e a filha de Kim, a pequena North West, de dois anos, sentaram-se na arquibancada todas de rosa e branco, com casacos de pele em looks Balmain assinados por Olivier Rousteing, que recebeu agradecimentos públicos de Kanye West pelo apoio fashion à mulher dele.
Tidal
Criado em 2014, o Tidal virou “a” plataforma de distribuição digital de músicas dos artistas, com uma parte comprada por Jay-Z e outras por músicos como Madonna, Rihanna e o próprio Kanye West. Houve transmissão ao vivo do desfile pelo Tidal.com, mas a plataforma não agüentou o volume de acessos e travou várias vezes.