Zara anuncia coleção com Stefano Pilati e Uniqlo Clare Waight Keller na direção criativa
Redes de fast fashion apostam em designers de renome como parte de posicionamento frente a concorrência do segmento.
Zara anuncia coleção com Stefano Pilati e Uniqlo Clare Waight Keller na direção criativa
Redes de fast fashion apostam em designers de renome como parte de posicionamento frente a concorrência do segmento.
Não é exatamente algo inédito, mas definitivamente uma estratégia de posicionamento. A manhã de hoje (03.09) foi marcada por anúncios de duas grandes redes de fast fashion: Claire Waight Keller assumira a direção criativa da Uniqlo e Stefano Pilati criara uma coleção especial (que tem seu estilo pessoal como norte) para a Zara.
Vale lembrar que Claire se tornou mais popular, apesar de ainda permanecer desconhecida do grande público, quando assumiu a Givenchy – e, claro, por ter assinado o vestido de noiva de Meghan Markle. Outro ponto a se levar em consideração é que a Uniqlo sempre procurou designers admirados entre insiders para direção artística e collabs de linhas especiais, indo de Jil Sander à Jonathan Anderson, para citar apenas alguns.
Já Pilati é admirado pela sua passagem na direção criativa da Yves Saint Laurent, entre 2004-2012, onde foi elogiado pela crítica mas não obteve sucesso comercial. O italiano também já passou pela Zegna, fez coleções especiais para Fendi e para sua marca Random Identities. A coleção criada para a gigante espanhola terá 80 peças, sendo 30 femininas e 50 masculinas. A curiosidade maior é ter seu estilo pessoal como referência. Jogada esperta já que recentemente, ele se tornou um personagem frequente nas páginas de streetsyle.
Num momento em que redes asiáticas de ultra fast fashion avançam na Europa e América, suas concorrentes tentam se aproximar ainda mais da linguagem do high fashion e buscarem outras formas de se diferenciarem – lembra que falamos da H&M semana passada? O resultado, ou melhor, o sucesso disso será apenas confirmado com o tempo, mas vale prestar atenção.