O primeiro video do disco colaborativo Everything Is Love, do casal “The Carters”, lançado de surpresa no último sábado (16.06), foi filmado no Museu do Louvre, possivelmente o museu mais conhecido do mundo por ter em seu acervo obras de arte das mais importantes da história. Obras de arte essas que serviram de pano de fundo para o casal no vídeo de Apeshit.
Logo nas primeiras cenas do poderoso vídeo de pouco mais de 6 minutos, os dois aparecem em frente à Mona Lisa pintada por Leonardo da Vinci em 1503, o quadro mais procurado pelos turistas que enfrentam horas de fila no museu para vê-lo. Mas aqui Beyoncé e Jay-Z tem a Monalisa somente para eles. O verso que a música dispara “I can’t believe we made it/ This is why we’re thankful” faz todo sentido nesse momento.
Aqui Beyoncé, vestida de branco faz sua coreografia, acompanhada por um corpo de bailarinas, todas negras, em frente a Vitória de Samotrácia. Nice ou Nike, a deusa grega, é retratada por uma escultura impressionante de quase seis metros de altura que representa a vitória, o poder e o triunfo e é também considerada a obra mais antiga do Louvre. Qualquer relação com a força e conquistas de Beyoncé no cenário pop mundial não deve ser mera coincidência.
Já a cena de Jay-Z, de terno brilhante, e Beyoncé vestida apenas de body tom de pele e cabelos presos, conferindo mais força a sua silhueta e corpo curvilíneo logo em frente da escultura de Vênus de Milo, é épica. Vênus era Afrodite, a deusa do amor.
Uma das cenas mais bonitas do vídeo acontece quando Beyoncé, vestida de Burberry, faz uma coreografia com suas dançarinas em frente ao quadro “A consagração do Imperador Napolão Bonaparte e a coroação da Imperatriz Josefina”de Jacques Louis David, datada de 1804.
Beyoncé tem se colocado como uma importante voz do empoderamento feminino e negro dentro do cenário da música pop. Gravar esse vídeo no Louvre, repleto de obras que glorificam as conquistas históricas européias (brancas), entre elas sobre a África negra, representa muito mais do que somente uma demonstração de poder do casal Carter, mas possivelmente a intenção é pontuar que ela, principalmente, é corpo e voz de toda uma transformação, conquistas sociais e políticas dos negros e das mulheres. E fechar o Louvre para contar essa história não é para muitos, ou talvez somente mesmo para os Carters.
O disco Everything Is Love já está disponível nas plataformas digitais Tidal, Spotify e Deezer a partir de hoje.