A rua ficou com mais cara de rua nessa temporada masculina de desfiles em Paris, que acabou no último domingo (26). A influência da Vetements, a marca francesa do momento, dirigida por um coletivo de designers encabeçado pelo russo Demna Gvasalia, parece evidente (a grife não desfilou mas a Balenciaga apresentou sua primeira coleção masculina, assinada por Gvasalia, também diretor criativo da maison). Camisetas puídas e/ou de banda e calças oversized tipo skatista eram itens praticamente em extinção entre os fashionistas em Paris. Não mais.
O streetwear cru e amplo, com peças vindas do universo esportivo (em especial as jaquetas) se destaca em meio ao estilo cool effortless que é a marca registrada dos franceses, ofuscando o decorativismo e as experimentações coloridas exuberantes que deram fama excêntrica ao povo da moda e quebrando o rigor da fauna chique de tons sóbrios e roupas de corte impecável. A elegância da alfaiataria permanece, tanto nas camisas que são (ou eram, depois da Vetements) o uniforme dos homens parisienses quanto nos blazers e costumes.
Se esse novo estilo nova-iorquino – ou “pós-soviético”, como anda sendo chamado – veio para ficar, só o tempo dirá. Mas já mudou a cara das ruas de Paris, ao menos no circuito da moda.
Veja, na galeria de fotos, a seleção do street style durante a fashion week masculina da capital francesa. As fotos das coleções você acessa na nossa página de desfiles.