Metaverse Fashion Week: a data, os highlights e como participar
Segunda edição da semana de moda no metaverso tem participação de Adidas e Tommy Hilfiger e homenagem à Vivienne Westwood
Metaverse Fashion Week: a data, os highlights e como participar
Segunda edição da semana de moda no metaverso tem participação de Adidas e Tommy Hilfiger e homenagem à Vivienne Westwood
Neste mês acontece a segunda edição do Metaverse Fashion Week, o projeto que, pela primeira vez, reuniu no ano passado marcas de moda desfilando de forma imersiva no metatarso.
O evento acontece de 28 a 31 de março, após a temporada de Paris, e tem no line-up marcas como Tommy Hilfiger, adidas, Donna Karan e Dolce & Gabbana junto a designers nativos digitais e híbridos.
O tema desta edição é Future Heritage e aborda justamente esse encontro entre grifes históricas e renomadas à nomes novos com um trabalho de ponta no digital, jogando luz na conexão entre inovação e tradição e mostrando novos caminhos para o futuro da moda.
“Estamos vendo o retorno de muitas casas de moda de luxo e também o surgimento e elevação da moda nativa digital. Estamos entusiasmados em ver algumas das maiores mentes da moda no mundo engajadas no futuro desse mercado”, diz Giovanna Casimiro, head da Metaverse Fashion Week.
Highlights
Quando você entra no evento, vai se deparar com muitos distritos e ativações. No Luxury District do Decentraland, encontramos as vitrines virtuais das marcas globais.
A Tommy Hilfiger terá lançamentos diários de produtos, moda gerada por IA, colaborações exclusivas e uma competição da comunidade.
Já a Dundas vem junto com a DressX para criação de wearables e design de avatar, a apresenta os últimos looks que mostrou na semana de moda de Paris.
A Dolce & Gabbana vai mostrar uma exposição dos designs vencedores da competição Future Reward, com talentos emergentes, além de lançar uma coleção de wearables digitais.
E a DKNY criou um local dedicado – DKNY.3 – que abrigará uma galeria de arte, uma pizzaria e um lounge na cobertura.
Já a tradicional marca britânica de calçados Clarks exibe o ‘Clarks Arcade’ – parte parque de diversões, parte boate, oferecendo atividades como videogames, batalhas de dança e passeios.
A Diesel lançara uma festa virtual interativa que apresenta vários NFT vestíveis.
Entre as novas iniciativas, tem o case da Gaian, uma startup de wearables por trás do primeiro tênis gerador de energia do mundo, que apresentará sua loja digital com Wearables do tênis.
A Miami Fashion Week (MIAFW) é a primeira semana de moda a participar do evento, sediando encontros, painéis e desfiles. Essa parceria abre aí novas possibilidades para que outras fashion weeks do mundo possam participar juntas, sem que a participação de uma anule ou diminua a outra.
E por fim, o coletivo de arte Vuelta está criando uma instalação imersiva chamada Dear Vivienne, uma homenagem ao ícone da moda Vivienne Westwood.
Como participar
A semana de moda acontece dentro do Decentraland, um mundo social virtual e o primeiro metaverso descentralizado. Para participar, você precisa fazer um pré-registro aqui
Decentraland é um metaverso baseado na web. Não há necessidade de fone de ouvido VR
É recomendado um laptop “mais novo” (qualquer coisa depois de 2020) ou um desktop.
É recomendado o uso do Chrome ou qualquer outro navegador que tenha sua extensão de carteira criptográfica.
Para ter acesso aos wearables, é necessário fazer uma carteira digital.
Baixe o aplicativo Decentraland desktop client, pois ele carregará mais rapidamente do que usando o site.
Feche todos os navegadores que você possui (o cromo pode ser difícil em um dia normal) e apenas abrir o Decentraland para dar ao seu laptop/desktop mais RAM/poder de processamento para se concentrar nas demandas descentralizadas.
O acesso pelo celular não é possível.
Para informações mais detalhadas veja aqui (a comunicação é toda em inglês).