Depois de fazer sucesso entre marcas internacionais, como Nars, Rebecca Minkoff e Juicy Couture, o Snapchat dá os seus primeiros passos no universo fashion nacional neste SPFW. O aplicativo, que envia fotos e vídeos temporários, é a aposta da Colcci para aumentar ainda mais o burburinho (ou buzz, para usar a linguagem das redes sociais) em torno de seu desfile de Inverno 2015, marcado para a próxima terça-feira (04.11), com Gisele Bündchen na passarela.
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“O Snapchat está em ascensão e, sem dúvidas, é o app do momento”, contou o PR da marca, Daniel Mafra. “Os ‘conectados’ de plantão postam o seu day by day de forma despretensiosa e superdivertida. E a Colcci quer isso! Mostrar o seu lado B.” Para isso, ela preparou uma série de posts especiais com conteúdos exclusivos para a plataforma, teasers sobre o que a marca está preparando para o SPFW. Mas a ação não para por aí. Durante a apresentação, a Colcci promete cliques diretos dos bastidores e da sala de desfile, para mostrar “a comoção de um desfile com a top número 1 do mundo e fazer com que cada pessoa se sinta na fila A”, completou Mafra.
Como Facebook, Instagram e Twitter, o Snapchat é mais um caminho de que as empresas dispõem para engajar o seu público de graça. O principal diferencial do aplicativo é que ele é capaz de capturar a atenção do usuário como nenhum outro. Por causa do caráter efêmero das mensagens, o destinatário é forçado a focar quando abre uma foto ou vídeo – coisa que TV, rádio, revista e outras mídias sociais não podem oferecer. Outros pontos positivos da plataforma criada há três anos são a acessibilidade, a informalidade e uma audiência formada principalmente por pessoas jovens.
Um exemplo interessante do que o Snapchat pode oferecer para o mundo da moda aconteceu na última edição da semana de moda de Nova York. Ele lançou uma história (que é a palavra do app para vídeo), chamada “Fashion Week in NYC”, feita por meio de conteúdos compartilhados por outros usuários, que destacavam os bastidores de desfiles como Marc Jacobs, Michael Kors, Jeremy Scott (com Miley Cyrus) e Anna Sui.
Mas, por ter uma audiência formada principalmente por jovens e mais localizada nos Estados Unidos, é pouco provável que o Snapchat roube do Instagram o posto de rede social favorita dos fashionistas. Pelo menos não tão cedo.