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    Ronaldo Fraga e Colcci foram as marcas de maior destaque nas redes durante o SPFW
    Ronaldo Fraga e Colcci foram as marcas de maior destaque nas redes durante o SPFW
    POR Redação

     

    Capitu se tornou a sensação do SPFW ao cruzar a passarela com uma placa da ONG Projeto Esperança Animal (PEA) ©Ze Takahashi/Agência Fotosite

    Capitu se tornou a sensação do SPFW ao cruzar a passarela de Ronaldo Fraga com uma placa da ONG Projeto Esperança Animal (PEA) ©Ze Takahashi/Agência Fotosite

    Capitu, a charmosa vira-lata que abriu o desfile de Ronaldo Fraga, foi a grande estrela do SPFW Inverno 2015 nas redes sociais. A cachorrinha superou a até então imbatível Gisele Bündchen em número de curtidas, compartilhamentos e comentários nas principais plataformas: Instagram, Facebook e Twitter.

    Segundo o monitoramento realizado pela empresa House Cricket e encomendado pelo próprio SPFW, o desfile de Fraga foi o líder de menções nas redes sociais, com mais de 6 mil postagens, graças especialmente ao seu apelo social. Em segundo lugar veio a Colcci, responsável por trazer Gisele para a passarela paulistana, com cerca de 2 mil menções. Versace para Riachuelo, Cavalera e Animale completam o top 5 das marcas mais faladas no universo virtual durante a semana de moda.

    + Flashback: dez momentos memoráveis do SPFW Inverno 2015

    “Sempre tive muito pudor com ações envolvendo crianças e animais, mas nesse caso a ação tinha tudo a ver com o tema da coleção e com a postura crítica e política que o meu trabalho procura ter”, comentou o estilista mineiro. “Mas o retorno dessa exposição é sempre uma caixinha de surpresas. Você nunca tem certeza absoluta de como uma ação, por mais bem intencionada, será recebida pelas mídias sociais. Há dois anos, por exemplo, falei do racismo na implantação do futebol no Brasil, e quem estava na sala de desfile com o release em mãos entendeu muito bem o raciocínio, mas nas mídias sociais, pelo uso do Bombril na beleza, fui acusado de racista. O fato é que o furor que alguma coisa possa vir a causar no universo virtual tem intimidado as pessoas a qualquer tipo de manifestação que fuja do estabelecido. Com relação à ação dos animais, eu não esperava o retorno inclusive internacional que ela teve. Fiquei muito feliz principalmente por se tratar de uma questão tão séria.”

    Segundo Daniel Mafra, PR da Colcci, a fórmula Gisele no SPFW é vista como uma “receita infalível de sucesso” e segue rendendo bons frutos – a marca praticamente dobrou seu número de menções com relação à última temporada. Para se ter uma ideia do impacto, a top brasileira teve 1.360 citações durante o evento, sendo que a segunda modelo mais bem colocada nesse ranking foi Daiane Conterato, com 110. Isabeli Fontana veio em terceiro lugar, com 91 citações, e Carol Trentini em quarto, com 62.

    Vídeo do desfile da Colcci postado por Gisele em sua conta no Instagram rendeu mais de 67.3K "likes" ©Reprodução

    Vídeo do desfile da Colcci postado por Gisele em sua conta no Instagram rendeu mais de 67.3K “likes” ©Reprodução

    A grande diferença do número de fãs das contas oficiais de Ronaldo Fraga (31.6k) e Colcci (365k) no Instagram, uma das principais plataformas utilizadas pelas marcas para a cobertura do SPFW, ressalta que tão importante quanto construir uma base substancial de fãs é criar cada vez mais histórias que provoquem o engajamento dos usuários, seja por meio de assuntos de natureza social ou da participação de influenciadores (pessoas com grande poder de engajamento, como Gisele). Esse posicionamento é semelhante ao visto na última edição da semana de moda de Nova York, durante a qual a Calvin Klein se destacou como a marca mais falada. “Nós gostamos de ‘curtidas’, mas também temos que avaliar nosso sucesso de forma qualitativa e elaborar estratégias intuitivamente”, afirmou Steve Shiffman, CEO da grife americana, ao WWD.

    + Ações durante a NYFW mostram o que as marcas estão fazendo para engajar sua base de fãs

    “A democratização da informação mudou drasticamente o jeito de pensar, criar e comercializar moda. E deve mudar muito mais nos próximos anos”, pondera Fraga, em sintonia com o que os números do relatório da House Cricket apontam. O impacto das redes sociais sobre o SPFW vem crescendo vertiginosamente: em apenas uma temporada, do Verão 2015 para o Inverno 2015, o número de menções sobre o evento cresceu 27%, pulando de 32.481 para 44.504. Uma possível explicação para isso, segundo Christian Rôças, líder de parcerias estratégicas em entretenimento do Facebook Brasil, é que “as pessoas estão interessadas em descobrir conteúdo relevante e participar da conversa. Em relação ao Facebook e Instagram, só posso esperar uma ampliação e edificação dos laços entre moda e internet”. E, no que depender da Colcci, essa relação vai realmente continuar se fortalecendo. “Esperem um Verão 2016 ainda mais próximo de todos nossos seguidores. A Colcci quer que o seu gadget seja uma extensão da fila A”, entrega Mafra. Os fãs de moda agradecem.

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