Twitter e SPFW, parceiros há quatro temporadas, se uniram para criar ações durante o calendário Inverno 2016. Uma das grandes novidades desta temporada é que, usando #SPFW no Twitter, aparece um emoji fashion ao lado da hashtag: um sapato, uma jaqueta, um par de óculos, um vestido ou uma taça. Os cinco desenhos, que mudavam a cada dia, tiveram uma grande repercussão na rede. A visibilidade que uma hashtag especial traz já foi comprovada em outros eventos, como nas semanas de moda de Nova York, Paris, Londres e Milão. Esta é a primeira vez que o mecanismo é usado em um evento de moda no Brasil.
Já viram o Twitter Emoji especial do #SPFW? São 5 diferentes, sendo 1 a cada dia! Tuíte com a hashtag para ver! pic.twitter.com/unzeBY9cvs
— SPFW (@SPFW) October 18, 2015
Logo na chegada ao evento, os convidados se deparam com a hashtag #SPFW20a gigante na entrada, celebrando os 20 anos do SPFW. O Periscope, aplicativo lançado neste ano para transmissão de vídeos ao vivo, foi usado por celebridades e figuras relevantes no mundo da moda para mostrar os desfiles e seus bastidores. O próprio @SPFW usou a ferramenta para permitir que todos tivessem acesso aos desfiles em tempo real. Na segunda-feira (19.10), Paulo Borges, criador do São Paulo Fashion Week, usou o Periscope do @SPFW para mostrar o espaço antes da abertura para o público em geral e responder perguntas. “Antes, quem não tinha convite para os desfiles não conseguia participar. Hoje, com o Periscope, todo mundo tem a oportunidade de consumir o conteúdo em tempo real”, diz Luisa Sacchetto, gerente de Parcerias de Mídia do Twitter para Novos Mercados.
Uma novidade desta edição foi a #FashionFlock: celebridades do mundo da moda e da televisão foram convidadas pelo Twitter a compartilhar fotos e vídeos do que acontecia no SPFW. “O acesso aos desfiles, principalmente às primeiras filas, é muito restrito. Por meio do #FashionFlock, a gente consegue levar as pessoas para dentro do evento”, acrescenta. A ação foi lançada na New York Fashion Week.
#SPFW20A #FashionFlock pic.twitter.com/DRzz7zwbn0 — Camila Queiroz (@Camiqueirozreal) October 20, 2015
No evento, convidados ilustres como o prefeito Fernando Haddad, o blogueiro Hugo Gloss e as atrizes Fernanda Lima e Camila Queiroz puderam usar o Twitter Mirror para criar gifs animados que eram tuitados na conta do @SPFW.
#TwitterMirror direto do @SPFW #SPFW com @haddad_fernando pic.twitter.com/p4m5Kh0HWT
— SPFW (@SPFW) October 18, 2015
O SPFW apareceu no “Moments” do Twitter nos Estados Unidos. O novo botão, que chegará ao Brasil em breve, possibilita que o usuário encontre em apenas um clique narrativas dos principais assuntos da plataforma, incluindo eventos ao vivo, montadas por uma equipe de jornalistas a partir de tuítes já publicados.
O perfil do SPFW também utilizou, pela primeira vez, a recém-lançada ferramenta de criação de enquetes na plataforma.
Qual a marca que você mais quer levar na sua mala para o inverno?
— SPFW (@SPFW) October 22, 2015