FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Verde Brat: a improvável cor de 2024

    Ame ou odeie, mas o novo álbum de Charli XCX, Brat, colocou o verde no topo das paradas e do desejo coletivo

    Verde Brat: a improvável cor de 2024

    Ame ou odeie, mas o novo álbum de Charli XCX, Brat, colocou o verde no topo das paradas e do desejo coletivo

    POR Gabriel Fusari

    Nem a Pantone previa essa ao apontar como cor do ano o Peach Fuzz. Na verdade, se 2024 tivesse uma cor pra chamar de sua, sem dúvidas seria o verde Brat. Alguns podem chamar de verde canário, verde wicked, verde chromakey, verde bottega mas foi a cantora Charli XCX que rebatizou o verde ao lançar o seu novo álbum com a capa toda na cor. O tom de verde vibrante e super pop se conectou instantaneamente com as novas gerações e fazendo jus à tradução literal da palavra: pirralho. A repercussão do disco tem sido grande o suficiente para o tom contaminar as internet e provocar um movimento cultural que promete ser tão viral quanto o Barbiecore e o pink.

    “Eu queria algo ofensivo,um tom de verde fora de moda para provocar a ideia de algo estava errado.” revelou Charlie assim que o álbum foi lançado. 

    Viv Chen, jornalista e autora da newsletter The Molehill inclusive classificou a cor como o verde ugly-chic, numa referência à coleção de verão 1996 da Prada que apresentou estampas geométricas, todas em uma combinação improvável de verde e marrom. Numa época dominada pelo minimalismo, pelo preto, branco e cinza,  o verde foi escolhido pela Prada justamente por representar um questionamento sobre o que era classificado como mau gosto e pela falta de apelo “comercial” da cor. Miuccia mal podia imaginar que hoje o tom se tornaria uma febre, com centenas de tópicos no Reddit buscando por roupas, maquiagens, esmaltes no #GreenBrat que já acumula mais de 2,6 milhões de menções somente no Instagram.

    Resgatado no início dos anos 2000 na publicidade do iPod, a cor parece despertar uma relação nostálgica para a geração atual. Isso pode explicar parte do apelo e repercussão atual que contaminou diversas marcas, de farmacêutica a carne vegetal, e na moda, claro, onde o verde floresceu novamente, das passarelas da Gucci, Collina Strada, Loewe e Fendi à nova coleção Melissa x Telfar.

    E você também vai se deixar contaminar por ela? Separamos algumas sugestões de produtos que você vai amar conhecer pra entrar na trend. 

    Não deixe de ver
    Verde Brat: a improvável cor de 2024
    Graphic Tee: elas estão de volta
    O presente ideal para cada tipo de mãe
    De Beyoncé à SPFW, as franjas estão em todo lugar
    A Alaia criou o modelo de sapatilha mais adorado – e você pode ter um!
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Maxi bags: as bolsas grandes estão de volta
    Clássico e atemporal, o trench coat é favorito para dominar a nova estação
    Vermelho: a cor de 2024
    FFW