FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Banana da discórdia: Velvet Underground processa Fundação Andy Warhol
    Banana da discórdia: Velvet Underground processa Fundação Andy Warhol
    POR Redação

    A disputada banana ©Reprodução

    Ao se apropriar de elementos ordinários da cultura de massa, Andy Warhol catapultou a pop art ao status de grande movimento artístico da década de 1960. Além de seu envolvimento com ilustração, pintura e cinema, o americano atuou como agente e produtor da banda Velvet Underground, liderada por Lou Reed e John Cale. No primeiro e mais icônico disco da banda (“Velvet Underground & Nico”), de 1967, Warhol foi responsável pela criação da capa, que consistia em uma simples banana e, ao lado da fruta, a frase: “Peel slowly and see” (“Descasque lentamente e veja”, em tradução livre). Após 45 anos do lançamento do álbum, que teve a participação da cantora alemã Nico nos vocais, os membros remanescentes do Velvet Underground decidiram mover um processo contra a Fundação Andy Warhol pela utilização indevida da imagem.

    Nico, Andy Warhol e o Velvet Underground ©Reprodução

    Reed e Cale alegam no processo, instaurado em uma corte federal de Manhattan, que a Fundação Andy Warhol licenciou a imagem da banana em vários produtos, como capas de iPads e bolsas, sem a autorização prévia dos músicos. “O símbolo se tornou tão identificado com o Velvet Underground que membros do público, particularmente aqueles que escutam rock, imediatamente reconhecem o design da banana como emblema do Velvet Underground”, consta nos documentos judiciais, segundo noticiaram a revista “Rolling Stone” e o jornal britânico “Huffington Post”.

    A imagem da banana foi desenvolvida em 1965 por Andy Warhol especificamente para ilustrar a capa do álbum de estreia do Velvet Underground. Nas cópias iniciais do disco, a banana vinha como um adesivo que, ao ser retirado, dava espaço à imagem da fruta em cor alaranjada e sem casca. A disputa ocorre porque, apesar de Warhol ter sido pago pela gravadora da banda à época do lançamento do compacto, nunca houve registro de direitos autorais sobre sua criação. Para Reed e Cale, a Fundação está “enganando o público” ao disponibilizar a utilização do símbolo em produtos que dão a entender aos compradores que a banda patrocinou ou aprovou sua venda.

    O irônico, no entanto, é que os membros remanescentes do Velvet Underground (Reed, Cale e Maureen Tucker) não encontraram problema em licenciar a imagem da banana em 2001 para que a marca de vodka “Absolut” desenvolvesse a campanha de sua edição “Absolut Underground”. Ao ser lançado, em 1967, o álbum não alcançou grande sucesso comercial, mas com o passar dos anos tornou-se um clássico “cult”.

    Não deixe de ver
    O plano para trazer John Galliano de volta ao centro da moda
    Bruna Marquezine estreia no Met Gala 2024
    Os looks do Met Gala 2024
    Zendaya surge deslumbrante com um Maison Margiela no Met Gala 2024
    Todos os looks de Lewis Hamilton no GP de Miami de f1
    Pharrell assina a nova coleção da Tiffany & Co
    O PBFW Edição Talks promoveu série de encontros e discussões sobre a moda contemporânea
    New Balance aposta em calçado híbrido entre mocassim e tênis
    Met Gala: tudo que você precisa saber sobre o evento
    Como a Misci se tornou a marca mais influente do Brasil?
    FFW