FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Met Gala: tudo que você precisa saber sobre o evento

    A glamurosa noite de celebração que reúne estilistas e celebridades internacionais acontece sempre na primeira segunda-feira de maio, em Nova York.

    Met Gala: tudo que você precisa saber sobre o evento

    A glamurosa noite de celebração que reúne estilistas e celebridades internacionais acontece sempre na primeira segunda-feira de maio, em Nova York.

    POR Julia Lange

    Um dos eventos mais importantes da indústria é o Met Gala, que ocorre anualmente, na primeira segunda-feira de maio (sim, isso é regra), em Nova York. O baile marca a abertura da exposição anual de moda do Museu Metropolitan e ocorre para juntar fundos para as operações do departamento da instituição, o Costume Institute. A edição de 2024 tem como co-chairs Zendaya, Bad Bunny, Jennifer Lopez e Chris Hemsworth, que se juntam a Anna Wintour na noite do dia 6 de maio para celebrar o tema ‘‘The Garden of Time’’ (O Jardim do Tempo), remetendo ao conto de J.G. Ballard de 1962. Além disso, Jonathan Anderson, diretor criativo da Loewe, e Shou Zi Chew, CEO do Tik Tok, são os co-chairs honorários da edição de 2024.

    Seja por escolhas de looks um tanto quanto extravagantes, famosos que não são convidados e até mesmo polêmicas envolvendo o preço de ingressos, o Met Gala é tão esperado que é chamado por muitos de “o Super Bowl da moda”. A seguir, reunimos algumas das principais curiosidades e fatos que você talvez ainda não saiba sobre o evento.

    Afinal, de onde vem o tema?

    O baile sempre tem um tema relacionado à exposição de moda anual do Costume Institute, que desde 2002 conta com a curadoria de Andrew Bolton. A deste ano é a exibição “Sleeping Beauties: Reawakening Fashion’’. As temáticas passadas já fizeram homenagens a grandes nomes da história da moda, como Alexander McQueen e Coco Chanel, até retratar períodos históricos como a França do século XVIII.

    A primeira segunda-feira de maio

    Até 1999 o Met Ball ainda era celebrado no mês de dezembro, tal qual acontecia em sua origem em 1948. Foi apenas com o falecimento do curador do Costume Institute, Richard Martin, que o calendário sofreu alteração, passando a ser na primavera do Hemisfério Norte – tradição que se iniciou em 2001.

    E o que são os co-chairs?

    Todos os anos, Anna Wintour – a responsável pelo Met Gala desde 1995 – , conta com a companhia de co-anfitriões para receber os convidados da noite. Os nomes escolhidos refletem profissionais e figuras célebres que estão em destaque no ano e complementam a história do evento, já tendo contado com personalidades como Penélope Cruz, Roger Federer, Nicole Kidman e Sarah Jéssica Parker.

    Quem é convidado para o baile?

    Uma coisa é fato: seja como for, o nome do convidado tem de ser aprovado por Anna Wintour – não importa a quantia desembolsada para se estar lá. Atualmente, a lista que conta com cerca de 450 pessoas é mega exclusiva, com celebridades bastante famosas já tendo ficado de fora.

    Quanto custa um convite?

    É sim possível comprar convites para a festa, pelo valor de 75 mil dólares, mas ainda assim eles precisam ser oferecidos a você. As grandes marcas e conglomerados de luxo também ocupam alguns lugares, desembolsando cerca de 275 mil dólares por mesa. “Conheço nomes da alta sociedade que não conseguiram um ingresso e estavam preparados para ir se houvesse um assento disponível de última hora”, revelou ao Page Six Cameron Silver, o proprietário de uma loja vintage, que já participou do evento várias vezes, em 2017.

    A escolha dos lugares

    Uma vez que a pessoa realmente tem o convite em mãos, Wintour exerce todo o seu poder novamente: ela é diretamente responsável por supervisionar detalhadamente o mapa de assentos – ou seja, quem senta em cada mesa e do lado de quem. Há diversos rumores que as celebridades são espalhadas o suficiente para que nenhuma mesa pareça “ruim” e uma regra que os cônjuges nunca podem se sentar juntos, para que todos os convidados de fato conheçam novas pessoas. A palavra final é sempre da poderosa diretora da Condé Nast e da Vogue.

    O lucro do evento

    Segundo o Launchmetrics, a noite de gala gera 543 milhões de dólares em valor de impacto de mídia, com cerca de 15 milhões de espectadores. A título de comparação, o Super Bowl gera 520 milhões de dólares, isso com uma audiência bem maior. Em 2022, 113 milhões de pessoas assistiram à final da liga de futebol americano. Desde que assumiu a posição de responsável pelo evento, Wintour já angariou mais de 50 milhões de dólares para o museu.

    Mas, afinal, o que acontece lá dentro?

    Até hoje pouco se sabe sobre o que de fato acontece depois que as portas se fecham. O motivo? Os convidados são proibidos de usarem celulares e, consequentemente, as redes sociais. Vale lembrar que, em 2017, Kylie Jenner driblou essas normas e posou para uma selfie no banheiro ao lado das irmãs Kendall e Kim Kardashian e outras celebridades como Paris Jackson e Brie Larson. Após a passagem pelo redcarpet, os convidados seguem por um tour pela exposição, seguido de um jantar formal com apresentações musicais especiais. Madonna e Kanye West foram alguns dos artistas que já se apresentaram no evento.

    Comidas proibidas

    Segundo o The Post, um funcionário da Vogue já confirmou que Anna proibiu que alho, cebola e salsinha fossem servidos na festa porque ficam presos nos dentes das pessoas e causam mau hálito. O peixe também foi proibido por causa do cheiro. Ela também pensa na apresentação das comidas, chegando a rejeitar alguns vegetais de um prato porque as cores não combinavam com o resultado final. O falecido editor e colaborador da Vogue, Andre Leon Talley, afirmou uma vez ao E! News: “Anna examina meticulosamente cada detalhe, dos guardanapos aos garfos e à iluminação. Os detalhes das flores, os detalhes dos recepcionistas, como eles estão vestidos, tudo é examinado por meses e semanas e meses e semanas.”.

    Os looks

    Cher usando Bob Mackie em 1974, Sarah Jessica Parker de Alexander McQueen em 2006 e Lady Gaga de Brandon Maxwell em 2019 são apenas alguns dos looks mais icônicos que já cruzaram o tapete vermelho. Muitos designers elegem uma celebridade que realmente capte a essência de sua marca para usar uma peça feita especialmente para a noite. Uma vez que muitos dos vestidos são feitos sob medida para o Met Gala ou retirados dos arquivos dos estilistas, é raro que as celebridades possam manter seus looks. Na maioria das vezes, eles voltam para serem arquivados.

    Não deixe de ver
    A relação da Geração Z com a vida noturna
    Como Mounjaro e Ozempic estão transformando nossa relação com a magreza
    Met Gala: tudo que você precisa saber sobre o evento
    Come to Brazil: continuamos trend entre os gringos. O que está por trás disso?
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Beyoncé abre inscrições de bolsas de R$25 mil para empreendedores negros e indígenas do Brasil
    O livro é o mais novo acessório da moda. E também o mais cool
    Fresh Prince da Bahia e a revolução cultural da Batekoo
    FFW