FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Fashion Revolution Day promove reflexão sobre real custo da moda
    Fashion Revolution Day promove reflexão sobre real custo da moda
    POR Redação
    Fashion Revolution Day 2015 ©Divulgação

    Fashion Revolution Day 2015 ©Divulgação

    No dia 24 de abril de 2013 aconteceu uma das maiores tragédias que a indústria da moda já viveu: o colapso do Rana Plaza, em Bangladesh, edifício que abrigava diversas fábricas de roupas que produziam, em larga escala, para renomadas marcas globais. A catástrofe deixou mais de 1.133 trabalhadores têxteis mortos e outros 2.500 feridos.

    Esse foi o ponto de partida para o Fashion Revolution (Revolução da Moda), movimento criado em Londres pelas designers e ativistas Carry Somers e Orsola de Castro com o objetivo de evitar mais acidentes como o do Rana Plaza, tornando o mercado fashion mais seguro, sustentável e humano. Para incentivar a reconexão de toda a indústria, elas se uniram a um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável, ativistas, imprensa, acadêmicos e interessados em geral, e o movimento começou a crescer e engajar pessoas mundo afora.

    Em 2014, quando a tragédia estava prestes a completar um ano, as fundadoras do Fashion Revolution estabeleceram que 24 de abril seria o Fashion Revolution Day (Dia da Revolução da Moda), data celebrada para aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu real impacto, da produção ao consumo. A campanha, que conquistou adeptos de peso como a estilista Stella McCartney (foto abaixo) e a ativista Livia Firth, se espalhou pelo mundo com a ajuda das redes sociais. Durante todo o dia, as pessoas perguntam “quem fez minha roupa?” postando uma peça do lado avesso com a etiqueta aparecendo e as hastags #fashrev, #whomademyclothes e #quemfezminhasroupas.

    No Brasil, o 24 de abril de 2015 será marcado ainda por ações em diferentes cidades, como São Paulo e Belo Horizonte. Na programação estão palestras e workshops de upcycling, entre outras atividades. Confira a agenda aqui.

    Saiba mais sobre o Fashion Revolution no vídeo abaixo e veja fotos inspiradoras tiradas do Instagram @fash_rev. Participe também!

    Não deixe de ver
    O plano para trazer John Galliano de volta ao centro da moda
    Bruna Marquezine estreia no Met Gala 2024
    Os looks do Met Gala 2024
    Zendaya surge deslumbrante com um Maison Margiela no Met Gala 2024
    Todos os looks de Lewis Hamilton no GP de Miami de f1
    Pharrell assina a nova coleção da Tiffany & Co
    O PBFW Edição Talks promoveu série de encontros e discussões sobre a moda contemporânea
    New Balance aposta em calçado híbrido entre mocassim e tênis
    Met Gala: tudo que você precisa saber sobre o evento
    Como a Misci se tornou a marca mais influente do Brasil?
    FFW