Por Mariana Pontual, em colaboração para o FFW
Looks de Inverno 2014/15 da Rodarte ©Agência Fotosite
Tudo começou no Inverno 2012, quando Nicolas Ghesquière levou para a passarela da Balenciaga moletons supercool com estampas inspiradas em “Star Wars”, série de filmes icônica criada por George Lucas, que estreou no cinema em 1977. Quase instantaneamente, a peça se tornou desejo das fashionistas (Miroslava Duma e Tiffany Tsu entre elas), aparecendo em descolados cliques de street style pelo mundo.
Mas é 2014 que promete ser o ano de “Star Wars” na moda. Apenas na temporada de Inverno 2014, duas grifes de peso trouxeram ícones da saga para as passarelas. Enquanto a Rodarte, comandada pelas irmãs Mulleavy, apostou em longos vestidos adornados por estampas de personagens como Yoda, Luke Skywalker e C-3PO, a inglesa Preen investiu no “dark side of the Force”. O sombrio Darth Vader apareceu em camisas, vestidos e camisetas criados pelo duo de estilistas Justin Thornton e Thea Bregazzi durante a última edição da Semana de Moda de Londres.
Passarela de Inverno 2014/15 da Preen ©Agência Fotosite
Seria coincidência? Ou o poder da Força? Nenhuma das duas alternativas. Tudo leva a crer que a Disney está por trás da inspiração, já que as duas marcas firmaram parceria com ela na criação das coleções, segundo o “Telegraph“. E vale ressaltar que a gigante de Hollywood (dona da Lucasfilm e de todos os direitos sobre os filmes) está preparando atualmente o Episódio 7, continuação da série que tem estreia prevista para dezembro de 2015.
Já em uma galáxia (não) muito distante chamada Brasil, as marcas também estão de olho na tendência – e nos milhares de fãs de Luke Skywalker e sua turma. A Triton é uma delas e lançou, nesta semana, uma coleção cápsula de 35 peças, que traz os personagens Darth Vader, R2D2, C-3PO, Chewbacca e a princesa Leia em camisetas, shorts, bermudas e moletons femininos e masculinos.
A Riachuelo, por sua vez, escolheu o simbólico dia 4 de maio, data em que se comemora a cultura “Star Wars” por causa do trocadilho em inglês “May the forth be with you”, para lançar a sua homenagem. A coleção conta com roupas e acessórios masculinos, femininos e infantis e tem preços entre R$ 18,90 e R$ 39,90.
Por todas essas referências e lançamentos, aliados ao “empurrãozinho” dado pelo marketing da Disney de olho na estreia do ano que vem, é que 2014 tem tudo para ser o ano de “Star Wars” na moda. Ser geek nunca foi tão fashion.
+ Conheça as novas coleções da Triton e da Riachuelo inspiradas em “Star Wars”: