Estilista Raquel Davidowicz fez coleção inspirada no dadaísmo para a UMA ©Sergio Caddah/Agência Fotosite
A estilista Raquel Davidowicz apostou em um movimento artístico para criar o verão divertido da UMA. “A minha inspiração é no dadaísmo. Um amigo meu ficou dizendo que eu tinha que ir atrás, que eu tinha que ver, e começou a me mandar um monte de referências. O dadaísmo surgiu durante a Primeira Guerra, quando alguns artistas criaram o movimento para quebrar a rigidez. Existe uma liberdade, as coisas não precisam fazer sentido. E então comecei a explorar essa liberdade.”
Raquel explica o vermelho: a marca não usava a cor há muito tempo, então causa uma estranheza ©Sergio Caddah/Agência Fotosite
A falta de preocupação com que tudo fizesse sentido (ou a preocupação com que não fizessem sentido) pode ser percebida de várias formas. “Por exemplo, uma foto de areia foi distorcida e virou um print digital, tem um bordado feito com botões. Também tiramos fotos de jeans vintage e criamos um estampa, como um golpe de vista [trompe l’oeil]. Nas cores, o vermelho representa essa falta de sentido, porque é uma cor que a gente não usava há muito tempo, então causa uma estranheza. O amarelo é uma cor bacana para usar com os metalizados dourados. Misturamos os crus com grafite metalizado. E temos também o branco, o preto e o índigo, que são os nossos clássicos, nosso carro-chefe.”
Não se engane: a bermuda é jeans, mas a “saia” é uma estampa digital em vestido de seda ©Paulo Reis/Agência Fotosite
+ Veja a coleção completa Verão 2015 da UMA Raquel Davidowicz