O estilista Alexander Wang está levando a Balenciaga para um caminho mais comercial, jovem e esportivo, tentando posicionar a marca em um lugar relevante para a moda hoje. + Veja a coleção completa aqui
E esse conceito ficou muito forte com o desfile desta manhã (27.02) para o Inverno 2015 em que a Balenciaga aposta mais do que nunca no segmento de bolsas. Em alguns looks, as modelos entravam carregando duas ou três bolsas, estilo shopping bag, em tamanhos e materiais diferentes – e luxuosos – como o croco.
Todos sabemos que as marcas constroem seus impérios através de bolsas e perfumes e, se a Balenciaga decidiu ficar menos conceitual e cerebral, então não há tempo a perder.
Dentro desse posicionamento, Wang tem conseguido fazer um bom trabalho, misturando elementos da herança da marca com referências esportivas e utilitárias, usando a alta tecnologia a seu favor para criar materiais e texturas muito ricas, como o trench verde escuro laqueado ou os vestidos de couro com aplicação de tricô, em um efeito muito especial.
O viés esportivo também é forte e sempre presente nessa nova fase da marca; faz parte do DNA de Alex Wang. O zíper é um elemento importante e marca os primeiros looks, descendo exposto pelos braços ou criando desenhos gráficos no peito, no colo ou nos ombros (sempre arredondados, uma referência a Cristóbal Balenciaga). Há peças muito fáceis de usar, como os ótimos (e lindos) casacos, as parkas tecnológicas e as calças slim super bem cortadas.
O casting também é uma indicação de que a marca quer mostrar poder. Quem fecha o desfile é a top das tops e money girl Gisele Bündchen, que desfilou com exclusividade, assim como Carol Trentini, que fez uma passagem de 48 horas por Paris só para desfilar para a Balenciaga. Também apareceram Joan Smalls e Natasha Poly.