Marco Zanini, anunciado como diretor criativo da Schiaparelli ©Reprodução
Marco Zanini, ex-Rochas, foi anunciado na manhã desta segunda-feira (30.09) como diretor criativo da Schiaparelli. A assessoria de imprensa da marca já adiantou, aliás, que a primeira coleção concebida pelo estilista italiano será apresentada em janeiro, durante a semana de alta-costura de Paris.
“Minha missão é fazer o nome da Schiaparelli repercutir tanto no presente quanto no futuro”, comentou Zanini, adicionando: “O link emocional com o projeto é muito forte para mim e reflete minha admiração pela personalidade inteligente e inovadora de Elsa Schiaparelli”. Ainda em conversa com a “Vogue” britânica, ele comentou que deseja reviver “a incrível estética” da marca.
De acordo com o “WWD”, Zanini será responsável pelo desenvolvimento das coleções de alta-costura, mas também de uma linha de prêt-à-porter de luxo, que está sendo chamada de “prêt-à-couture”. Desde meados de abril, a mídia já especulava sobre a contratação do estilista, que, por sinal, vem 16 meses após o anúncio de Diego Della Valle, CEO da Tod’s, de que queria “reviver” a Schiaparelli.
Em julho passado, a Schiaparelli apresentou uma coleção inédita – criada por Christian Lacroix – durante a semana de moda de alta-costura de Paris. As peças da respectiva coleção, no entanto, não foram colocadas à venda.
Zanini é nascido em Milão, e já trabalhou para Versace, Halston e Dolce & Gabbana. Após sua saída da direção criativa da Rochas, foi substituído por Alessandro Dell’Acqua.