Campanha para o Verão 2013 da marca americana Kate Spade ©Reprodução
Em 2013 a Kate Spade celebra seu aniversário de 20 anos. Para comemorar, a grife americana trabalha o ano inteiro sob o tema “Things We Love” para dar forma as suas linhas de roupas, acessórios e papelaria. Formas, tons e estampas terão como referência coisas que a marca ama, como cinema, laços, cores e senso de humor.
São cerca de 500 referências por coleção, o que obrigada a empresa a criar um planejamento de chegada dos produtos às lojas. O FFW esteve presente no lançamento para a imprensa da coleção de Primavera/Verão 2013, que começa a chegar ao Brasil a partir de julho. Leia nossa entrevista com o CEO da Kate Spade
A grife lança 12 pequenas coleções por ano, portanto há um investimento alto em visual merchandising já que todo mês as lojas recebem novos produtos e as vitrines têm que ser redecoradas. E isso serve para todas as 100 lojas que existem no mundo (80 delas nos EUA). Por conta disso, as peças ficam nas lojas por apenas três meses.
Clutch em forma de rádio vintage ©FFW
Além de um e-commerce exclusivo para o Brasil, hoje a Kate Spade tem cinco lojas no país: três em São Paulo (nos shoppings JK Iguatemi e Higienópolis e na rua Bela Cintra) e duas no Rio (nos shoppings Leblon e Village Mall). E tem uma por vir em Curitiba. Faz parte dos planos a abertura de mais quatro pontos no país, mas de concreto mesmo está a participação da marca no outlet gigante que o shopping Cidade Jardim vai abrir na rodovia Castelo Branco (mais sobre ele em breve).
O outlet chega em uma boa hora, não apenas para os consumidores comprarem importados por um preço mais baixo, mas como um grande aliado das marcas estrangeiras que estão no Brasil. O que ocorre é que os produtos que não são vendidos não podem ser enviados de volta para suas matrizes na Europa ou EUA por conta dos altos impostos e as marcas não têm onde estocar mercadoria. O outlet deve aproveitar essas peças e ainda resolver um problema sério enfrentado pela maior parte de grifes estrangeiras aqui.
Quando entramos em uma loja da Kate Spade, encontramos muito mais que as famosas capinhas para iPhone ou as bolsas coloridas. Há linhas de roupas, sapatos, óculos, bijuterias, nécessaires, linha casa e papelaria. No Brasil, esses segmentos estão sendo incluídos aos poucos. Já nessa leva de Primavera/Verão, as lojas daqui recebem um portfólio grande de produtos, incluindo uma série de camisetas polo e a linha de calças jeans, em mais de 10 cores.
Modelo ilustrativo da bolsa Leslie, a mais vendida da marca; no Brasil sai por cerca de R$ 1.448 ©Divulgação
Mas são as bolsas que fazem os olhos brilhar. A mais vendida de todas é o modelo Leslie. E dá para entender por quê. Bonita, de couro, prática, macia e utilitária, a versão em preto é um eterno clássico. Para a nova coleção, que chega aqui em julho, ela aparece em uma nova versão e em tons como verde água e pink.
Outro clássico é a bolsa Kate Middleton. A Duquesa de Cambridge é uma das personalidades que usam as peças da marca, além de Sarah Jessica Parker, Sienna Miller e as filhas de Obama, que vestiram Kate Spade dos pés à cabeça na posse do pai como presidente dos EUA.
Além das peças clássicas, que podem servir a mulheres de idades e gostos variados, há mimos como a bolsa em forma de rádio vintage, os lindos modelos matelassados e as tote bags, sempre com a famosa mescla de tons neutros e vibrantes, uma das características mais fortes da marca.
Novo modelo da bolsa Kate Middleton, criada em homenagem à Duquesa de Cambridge ©FFW
Porém, o que mais funciona em termos de divulgação é a linha Tech, com capinhas de celular e iPad. Muita gente conhece a Kate Spade por conta delas e nem imagina a gama de acessórios que a marca oferece. Não dá dinheiro, mas como divulgação é a linha mais importante.
Kate Spade era uma jornalista de acessórios de uma revista americana. Ela criou a grife em 1993 com seis bolsas de mão super coloridas. Em 2007, o grupo Fifth & Pacific Companies, Inc. comprou a empresa e a direção criativa passou para Deborah Lloyd (ex-Burberry). Atualmente, a Kate Spade é a marca que mais cresce no grupo.
No Brasil a Kate Spade tem como sócios Elsa Ferreira Rizo e Julian Rizo. Eles entraram em contato com a diretora da marca nos EUA através da rede Linkedin. Enviaram um planejamento de negócios também pela rede até que foram chamados para conversar.