John Galliano no final do desfile de Inverno 2007/2008 da marca que leva seu nome ©Reprodução
Está oficialmente cancelado o curso “Show Me Emotion”, que seria ministrado por John Galliano na escola nova-iorquina de moda e design Parsons. O workshop de quatro dias, reservado apenas para alunos selecionados do último ano do Bacharelado em Moda, foi cancelado via e-mail enviado nesta terça-feira (07.05), devido a um desentendimento entre o designer e a escola. Pelo que se lê no comunicado, que explica os motivos do cancelamento, ao concordar em ministrar o curso, Galliano estaria concordando também com a participação em um fórum que discutiria de forma aberta a sua carreira (entenda-se, os comentários que levaram à sua saída da Dior).
“Era uma condição do nosso acordo com o Sr. Galliano que ele participasse também de um fórum que incluiria uma franca discussão sobre a sua carreira. No final não conseguimos chegar a um entendimento em relação aos detalhes desse fórum, e por isso o curso não seguirá em frente”, relata a “New York Magazine” que recebeu uma cópia do informe.
“Embora a escola entenda as pressões que o Sr. Galliano sofre, esperávamos poder convidar alunos e professores da faculdade para lhe perguntar como a sua trajetória enquanto designer foi alterada pelas declarações ofensivas que fez, e aprender com o seu exemplo. (…) Está certo que esta não seria uma conversa fácil nem confortável, mas a nossa missão é fornecer oportunidades de aprendizado que transcendam as fronteiras das disciplinas”, lê-se no e-mail enviado pela escola.
Aparentemente, o cancelamento não está relacionado com a petição online que pedia para que o designer não desse o curso.