A designer Roberta Ribeiro no backstage da Maria Filó ©FFW
A Maria Filó foi criada por Célia Osório e a primeira loja da marca surgiu em 1997 em Ipanema. Hoje, conta com lojas espalhadas por shoppings e bairros Brasil afora, principalmente no Rio de Janeiro, e sob direção de Roberta Ribeiro, filha de Célia. A marca estreia no calendário oficial do Fashion Rio nesta temporada de Verão 2013/14. Recentemente a marca adquiriu a gestão da grife Filhas de Gaia, que continua a ser assinada por Marcela Calmon e Renata Salles, mas passa a ser gerida por Alberto Osório, co-fundador da Maria Filó.
O FFW conversou com Roberta para conhecer sua visão de marca e as transformações pelas quais está passando com este novo momento
Como aconteceu esta mudança para o line-up oficial do Fashion Rio?
Esta mudança marca muito. É uma mudança que a gente fez já tem mais ou menos um ano e queremos mostrar que mudamos, que fazemos uma roupa para uma mulher um pouco mais sofisticada. Fazer esse posicionamento de marca um pouco mais evidente para o público. E nada mais natural do que fazer isso em uma semana de moda. Nós marcamos isso bem na roupa, deixamos de ser uma marca de menina, mais romantiquinha, e trouxemos uma coisa mais forte, mais sofisticada. A gente sempre desfilou no Fashion Business com uma coleção mais comercial e desta vez fizemos algo um pouco mais focado no mundo, não só no Rio, mas para o mercado em geral, especialmente São Paulo.
Quais são os valores da marca?
Acreditamos muito na mulher feminina, que quer estar fresca e sempre voltada à moda. Focamos nesse mundo e atendemos a cliente da melhor maneira possível, pois atendimento é uma coisa muito importante pra gente.
As roupas do desfile serão vendidas nas lojas?
Essa é uma coleção muito especial e as peças serão vendidas em algumas lojas. Não dá para reproduzir tudo em quantidade, são tecidos muito trabalhados, técnicas caras e não tem como fazermos isso em larga escala. Mas claro, o universo da coleção estará na linha comercial em todos os nossos pontos de venda.
Como foi sua formação?
Antes de moda eu fiz direito e depois fui estudar moda em Londres, porque eu estava meio insegura com a profissão. Passei um ano e meio em Londres, voltei e assumi o estilo da marca. Antes eu era só estilista, agora faço direção criativa e tenho minha equipe de estilo.
Quais os próximos passos para a marca?
Abrir mais lojas pelo Brasil e quem sabe lá fora. No Rio já temos bastante.
Vocês fizeram uma linha para a C&A. Como foi o convite e a recepção do público?
Fomos solicitados por eles para fazer uma coleção e foi um sucesso, eles ficaram super felizes e a gente também. Foi muito bom porque é uma empresa grande e nós aprendemos muito, até no processo criativo, super funcionou. E foi bom saber que a marca é muito querida no Brasil inteiro, pois não tínhamos muito essa noção. Peguei os melhores momentos da Maria Filó e traduzi para um mundo comercial mais focado no que eles queriam. Deu muito certo.