Inverno 2013 – O FFW está na semana de moda de Paris a convite da Dona Santa Fashion Tour, projeto da multimarcas de Recife Dona Santa. Acompanhe também por meio dos blogs Ju Santos e Dona Santa|Santo Homem.
Público aglomerado na porta do Grand Palais para o desfile da Chanel em Paris ©FFW
A Chanel apresentou sua coleção Inverno 2013/14 no Grand Palais, um dos lugares mais impactantes para um desfile, devido ao estilo de sua arquitetura, da escola de Belas Artes de Paris, e sua estrutura de vidro e ferro que inundam o salão de luz natural. O dia bonito, após uma semana cinzenta, veio a calhar. Veja a coleção completa aqui.
No meio da passarela, um globo gigante girava lentamente com bandeirinhas iluminadas que mostravam as regiões onde a marca está presente ao redor do mundo. Esta é uma data especial para a grife, que comemora 100 anos (contados a partir de 1912, quando Coco Chanel abriu sua primeira boutique em Deauville) e está presente em 100 países com mais de 300 lojas.
Para reforçar o momento, a trilha produzida por Michel Gaubert inseriu trechos de “Around the World”, do Daft Punk, para marcar o caminhar das modelos, que andavam em torno do Mondo Chanel.
Karl Lagerfeld e as modelos na fila final do desfile ©FFW
Apesar de ser uma maison centenária, a Chanel procura manter-se cada vez mais jovem. Karl Lagerfeld é um fanático por novidades e descobertas e tem mantido a marca um sucesso entre jovens clientes e fashionistas, em todas as nações.
Portanto, a coleção, de 80 looks, é bastante jovem e girlie, com looks college (à moda de Lagerfeld): muitas jaquetas, saias curtinhas e plissadas, com meias de latex 7/8, usadas com botas com perfume bem rock’n’roll. No geral, tudo muito usável, especialmente se você tem menos de 25 anos. Mas os ícones da marca estão todos lá: as jaquetas, os tweeds e as bolsas. E os gorrinhos de pelos coloridos dividiu opiniões, mas esta é uma temporada forte em acessórios para a cabeça e é legal ver que as marcas estão pensando em maneiras divertidas e diferentes de usar gorros e chapéus.
Bota rock’n’roll da Chanel é o novo objeto de desejo do Inverno ©Imaxtree
Mas quem roubou a cena foram as botas com tachas e correntes, que são, desde já, os sapatos que iremos ver em editoriais de moda, nos pés das modelos e “it girls” e, claro, em muitas lojas fast fashion, que inclusive neste momento já devem estar produzindo a sua versão da bota Chanel.