Miranda Kerr, Alessandra Ambrósio, Adriana Lima, Doutzen Kroes, Candice Swanepoel, Behati Prinsloo, Lily Aldridge e Erin Heatherton, no desfile de 2012 da Victoria’s Secret ©Reprodução
Ser uma Angel da Victoria’s Secret possibilita muito mais que notoriedade: de acordo com a lista de 2012 da “Forbes” que aponta as 10 modelos mais bem pagas do mundo, seis das inclusas são ou já foram garotas-propaganda da marca americana de roupas íntimas e de praia.
Gisele Bündchen, primeira colocada da lista há mais de cinco anos, foi Angel da Victoria’s Secret de 2000 até meados de 2007. Hoje, a modelo gaúcha possui contratos com a Pantene, a Sky, a Hope e a Esprit, entre outras, e acumulou US$ 45 milhões (R$ 90,8 milhões) entre maio de 2011 e maio de 2012.
Adriana Lima para a Victoria’s Secret ©Reprodução
Adriana Lima é Angel da Victoria’s Secret desde 2000 e já estrelou campanhas da Miu Miu, Prada, Donna Karan e Givenchy. Entre maio de 2011 e 2012, a baiana lucrou US$ 7,3 milhões (R$ 14,8 milhões), um valor bem abaixo do acumulado por Gisele, mas o suficiente para colocá-la no quarto lugar da lista (Kate Moss e Natalia Vodianova aparecem em segundo e terceiro, respectivamente).
A holandesa Doutzen Kroes, contratada pela Victoria’s Secret em 2004 e, em 2008, alçada ao posto de angel, veio logo abaixo de Adriana Lima, em quinto, com US$ 6,9 milhões (R$ 14 milhões), já Alessandra Ambrósio aparece em sexto com um rendimento anual de US$ 6,6 milhões (R$ 13,3 milhões) e Miranda Kerr, no sétimo lugar, com US$ 4 milhões (R$ 8,1 milhões).
Alessandra Ambrósio no desfile de 2012 da Victoria’a Secret ©Reprodução
Por último, no décimo lugar da lista, vem a sul-africana Candice Swanepoel, que, assim como Alessandra Ambrósio, é garota-propaganda da Colcci. Com US$ 3,1 milhões (R$ 6,25 milhões), ela é uma das mais importantes Angels da Victoria’s Secret e protagonista de campanhas da Juicy Couture, Miu Miu, Oscar de la Renta e do perfume Bright Crystal, da Versace.
O “WWD” foi em busca de explicações para o apelo exercido pelas contratadas da Victoria’s Secret e, de acordo com Richard Habberley, da DNA Model Management, “tornar-se uma Angel aumenta significativamente o potencial lucrativo de uma modelo devido a sua visibilidade ao redor do mundo. […] Transforma completamente a carreira das garotas”. Já Carol White, fundadora da agência Model Management, de Londres, disse ao site que “[virar Angel] foi a coisa mais massiva que poderia acontecer com Miranda Kerr. Fez o nome dela; quem tinha ouvido dela antes da Victoria’s Secret?”.
Além dos contratos de moda milionários, desfilar para a Victoria’s Secret abre caminhos para outras carreiras, como bem lembra o “WWD”. Heidi Klum e Tyra Banks se tornaram apresentadoras de televisão e, apesar da aposentadoria das passarelas, ganharam o status de celebridade. Já Rosie Huntington-Whiteley se arrisca na carreira de atriz e como designer de roupas íntimas em sua parceria com a rede britânica Marks and Spencer.