Uma das imagens selecionadas para o livro “The Insta Paper” ©Reprodução
O sucesso do Instagram transformou o aplicativo não apenas em um diário fotográfico de seus milhões de usuários, mas um portfólio poderoso para uma nova geração de fotógrafos e amadores que reforça a cada foto uma nova era para a fotografia. E o poder do compartilhamento faz com que seus autores virem hits da cultura cibernética de uma hora para outra, transpondo assim seus trabalhos para o mundo físico.
De olho nesse conteúdo, a agência criativa Soon is Now lançou o “The Insta Paper“, uma nova série de livros – impressos – com imagens do Instagram feitas por usuários que circulam entre os nichos de arte e moda. “É uma forma de celebrar e documentar essa nova onda de criatividade que está acontecendo na websfera”, diz à imprensa internacional Francisco Salvado, diretor criativo da agência. “Estamos trazendo essas fotos para o mundo físico na forma de um objeto bonito e colecionável”, ele completa.
Fotos selecionadas para o livro “The Insta Paper” ©Reprodução
A primeira edição já pode ser adquirida através do site oficial por 15 libras (cerca de R$ 60) e traz trabalhos selecionados de 11 artistas, como Pierre Debusschere, que trabalha na área de filme da agência Art & Commerce (856 seguidores), a fotógrafa japonesa Ninagawa Mika (36.120 seguidores), o diretor criativo argentino Marcelo Burlon (15.228 seguidores) e o performer Boychild (3.521).
Ao todo são 104 páginas que, segundo Salvado, marcam esse novo momento na fotografia. Nós ainda não vimos o livro, mas a conclusão a que chegamos olhando as contas de Instagram dos participantes é que tem perfis muito interessantes e outros mais sem graça. É de se esperar que, em um livro como este, dentro de um universo de milhões de pessoas, todas as fotos selecionadas sejam incríveis. Salvado acha que curadoria e compartilhamento são o futuro da expressão criativa. “Após uma década experimentando conteúdo criado pelo usuário, entramos em uma era de arte criada pelo usuário”.