O anúncio da máscara Diorshow New Look, da Dior, protagonizado por Natalie Portman, teve sua veiculação banida no Reino Unido por “enganosamente exagerar os efeitos do produto”. A Advertising Standards Authority (ASA, na sigla em inglês), órgão que regula as propagandas no país, tomou a decisão após uma denúncia de uma concorrente direta da marca francesa, a L’Oréal UK.
À parte à L’Oréal UK, a ASA não recebeu reclamações de consumidores, mas mesmo assim optou por proibir a veiculação do anúncio em quaisquer veículos publicitários. Em resposta, a Parfums Christian Dior, responsável pela área de perfumaria e beleza da Dior, afirmou que a fotografia em questão havia sido originalmente produzida para promover um batom, no entanto, os olhos de Natalie se destacaram tanto que a marca optou por usar a imagem na divulgação da máscara Diorshow New Look.
A Parfums Christian Dior comentou ainda que os retoques digitais efetuados na pós-produção da fotografia visaram apenas “separar/aumentar o comprimento e a curva de uma série de cílios e substituir/preencher cílios faltando ou danificados, para um efeito mais estilizado, uniforme e ordenado”. A ASA, porém, informou que a campanha pode gerar expectativas irreais nos consumidores, especialmente em virtude de prometer resultados inigualáveis e volume multiplicador.
Anúncio da Maybelline com Christy Turlington banido em 2011 pela ASA ©Reprodução
Divulgada a decisão da ASA, a Dior optou por retirar o anúncio e não mais veiculá-lo, sem solicitar qualquer tipo de recurso formal. Campanhas publicitárias da Lancôme, Maybelline, American Apparel, Miu Miu e Marc Jacobs também já foram banidas recentemente pela ASA, seja pelo excesso de Photoshop ou pela instituição considerar as imagens “irresponsáveis”.