FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    “Fellini da moda”, Alexandre de Betak é responsável pela impressionante cenografia da Alta-Costura da Dior
    “Fellini da moda”, Alexandre de Betak é responsável pela impressionante cenografia da Alta-Costura da Dior
    POR Redação

    Alexandre de Betak, fundador do Bureau Betak ©Reprodução

    Você pode não conhecê-lo por nome, mas se acompanha as apresentações da Dior, John Galliano, Viktor & Rolf, Hussein Chalayan, Rodarte, Diane Von Furstenberg, Michael Kors, Jason Wu, Derek Lam e Victoria’s Secret, entre outras, certamente já apreciou o trabalho do diretor criativo Alexandre de Betak. O francês é o fundador da Bureau Betak, produtora de eventos focada nos mercados de luxo, moda, beleza e arte, e, graças ao seu trabalho de transformar desfiles em pequenos espetáculos poéticos, ficou conhecido como o “Fellini da moda”.

    O Bureau Betak assina a cenografia do desfile de Alta-Costura Inverno 2015 da Dior ©Reprodução

    É de Betak a belíssima cenografia com 150 mil orquídeas do desfile da Dior na temporada de Alta-Costura de Paris Inverno 2015 – veja as fotos aqui. Ele também é o responsável por muitas apresentações memoráveis da história recente da moda, como a Alta-Costura Inverno 2012 da Dior, também marcada pelo uso de flores frescas (rosas, peônias, cravos e delfínios); o Verão 2012 de Viktor & Rolf, com o duo Brigitte sobre uma plataforma disfarçada por saias gigantes; o Inverno 2009 de John Galliano com o “túnel de luz” (além de toda a fase do estilista na Dior); e o Verão 2007 de Hussein Chalayan:

    Dior Alta-Costura Inverno 2012:

    Viktor & Rolf Verão 2012:

    John Galliano Inverno 2009:

    Dior alta-costura Verão 2007, ainda na fase John Galliano:

    Hussein Chalayan Verão 2007:

    “O motivo pelo qual eu faço o que faço é que é uma das poucas funções neste mundo em que vivemos que oferece tantas opções: posso brincar com pessoas, talentos, (…) efeitos especiais, neve, gelo, fumaça, lasers, luz negra… com qualquer coisa, e não há limite quanto ao que eu acredito que vá ajudar as pessoas a se emocionarem e a entenderem o que estamos querendo dizer”, ele afirmou em entrevista ao thecrane.tv, complementando que, para isso, inicia o planejamento com bastante antecedência.

    “Não há uma fórmula pronta porque cada designer é diferente, então cada colaboração é drasticamente diferente, mas começamos as negociações muito cedo; por exemplo, para agendar uma locação, às vezes o fazemos com um ano de antecedência. Baseando-se nas inspirações do designer, começamos a juntar conceitos e a trabalhar no que será o resultado final”, ele explica. Entre tantas apresentações, surge a curiosidade de qual seria a sua favorita, mas Betak é categórico: “Não posso ter um desfile preferido; não quero soar pretensioso, mas se eu já tivesse um preferido, eu não estaria fazendo desfiles”. Complementando o raciocínio de criação, ele pondera sobre o maior desafio de seu trabalho: “Acho que é continuar tendo novas ideias a cada temporada para um assunto muitas vezes similar: a apresentação de uma coleção de moda, por mais brilhante que seja, para uma mesma audiência que não particularmente quer estar ali, e tentar tocá-la, fazer com que gostem da apresentação – ou não –, mas ao menos que se lembrem dela”.

    + O site do Bureau Betak está sob construção, mas o tumblr da empresa é atualizado regularmente — visite aqui.

    Não deixe de ver
    O plano para trazer John Galliano de volta ao centro da moda
    Bruna Marquezine estreia no Met Gala 2024
    Os looks do Met Gala 2024
    Zendaya surge deslumbrante com um Maison Margiela no Met Gala 2024
    Todos os looks de Lewis Hamilton no GP de Miami de f1
    Pharrell assina a nova coleção da Tiffany & Co
    O PBFW Edição Talks promoveu série de encontros e discussões sobre a moda contemporânea
    New Balance aposta em calçado híbrido entre mocassim e tênis
    Met Gala: tudo que você precisa saber sobre o evento
    Como a Misci se tornou a marca mais influente do Brasil?
    FFW