Nova loja da Diesel no shopping JK ©Divulgação
Após encerrar suas atividades no Brasil em junho de 2011, a italiana Diesel volta a investir no país e abre duas lojas em São Paulo, uma na rua Haddock Lobo e outra no recém-inaugurado shopping JK Iguatemi.
Para celebrar o retorno, a marca está preparando uma série de ações comemorativas com a presença de Renzo Rosso, fundador e CEO da Diesel e presidente da holding Only the Brave Srl, que representa grifes como Maison Martin Margiela, Viktor & Rolf e a Staff International, empresa com expertise em alfaiataria que fabrica e distribui marcas licenciadas como Dsquared2, Vivienne Westwood, Marc Jacobs Menswear e Just Cavalli. O faturamento da holding em 2010 foi de 1,7 bilhão de dólares, segundo dados da assessoria de imprensa da Diesel no Brasil.
Renzo vai receber convidados nesta quinta (19.07) em um coquetel na loja da Haddock e, em seguida, em uma festa a poucos metros dali, no BallRoom, espaço na esquina da Augusta com Estados Unidos, onde antes funcionou o Columbia. No dia seguinte, antes de voltar para a Itália, Renzo almoça no Figueira Rubaiyat, em uma mesa da qual o FFW fará parte.
O empresário Renzo Rosso, fotografado por Terry Richardson ©Divulgação
Mas antes de tudo isso, a marca escolheu convidados para serem fotografados por Bico Stupakoff, filho do lendário Otto, vestindo suas peças preferidas da coleção atual, que eles também usarão na noite da festa. O estilista Sergio K, a DJ Lara Gerin, a modelo Flavia Lucini, a designer Pietra Bertolazzi, o jornalista Mario Bolzan e o empresário e piloto Bruno Garfinkel são alguns dos nomes que participaram da ação Portrait Me by Diesel.
A primeira entrada da Diesel no país, em 1998, comandada pelo empresário Esber Hajli, foi um divisor de águas no mercado de jeans no Brasil. Com um bom marketing, campanhas globais bem sucedidas e um produto bem feito, a marca abriu as portas para uma onda que durou muitos anos, a das calças jeans com preços acima de R$ 1.000. Era comum ler em reportagens em jornais que só os brasileiros pagavam isso por uma calça da Diesel (que, como todo produto importado, chega aqui custando pelo menos duas vezes mais), mas a verdade é que foi a chance de outras grifes de destaque no cenário internacional chegarem por aqui, como a Joe’s e a Seven for All Mankind.
A modelo Coco Rocha é uma das escolhidas para a campanha de Outono/Inverno 2012 da Diesel, fotografada por Steven Meisel ©Divulgação
Vale lembrar os anúncios da Diesel, “Portraits for Successful Living”, que sempre seguiram uma linha irônica e divertida, o que ajuda na comunicação e no entendimento da marca por parte do público. A nova campanha de Outono/Inverno 2012 foi fotografada por Steven Meisel e mostra as modelos em poses distraídas, como se fosse um “screen test” para um fotógrafo. Coco Rocha, Karen Elson e Fei Fei Sun estão entre as personagens, em uma mistura de identidades descontraída e jovem que traduz o espírito livre da marca.
A Diesel passou por um boom no Brasil e sua operação na loja do shopping Iguatemi, em São Paulo, chegou a ser responsável pelo maior volume de vendas de uma loja da marca no mundo, segundo matéria publicada no site da “Veja”. Hoje, ela retorna em sociedade com o Grupo Aste, que também representa a North Face e a Kipling.