Oskar Metsavaht e Marcelo D2 no backstage da New Order ©Juliana Knobel/FFW
Todos sabem que Oskar Metsavaht está por trás das marcas Osklen e New Order. Mas qual o seu envolvimento com as duas grifes irmãs? Será que o perfeccionista Oskar consegue “entregar” a New Order, mais jovem e comercial, nas mãos de outra pessoa, com uma bagagem criativa diferente da sua? Sim. E segundo ele nos contou na conversa abaixo, dá liberdade total para a designer Marianna Arnizaut. Abaixo ele fala mais sobre como divide sua atenção e tempo entre as duas marcas.
Desfile New Order Verão 2013 ©Agência Fotosite
Você contratou uma designer para cuidar da New Order. O que a marca significa para você?
A New Order para mim é uma marca em que eu pego e dou liberdade criativa total para os designers. É um processo bem diferente do da Osklen. Na Osklen eu sou o estilista, então tenho os meus elementos de estilo, as minhas cores, as minhas formas. Dou uma direção criativa. Na New Order as designers têm liberdade total, inclusive de escolher o tema, o conceito da coleção. A proposta é ser uma nova ordem criativa. É uma marca que tem liberdade total.
Qual a influência do Oskar na New Order?
Só de visão de mercado e eu acompanho, claro. Elas trazem desde os desenhos iniciais, e eu acompanho a estética porque tenho o maior prazer em supervisionar o desenvolvimento de uma coleção. E influencio, algumas vezes acho que alguma cor não é aquela, mas sempre escuto. Na New Order eu dou sugestões.
Alguns dos acessórios desfilados na New Order ©Agência Fotosite
Como foi a escolha do tema dessa coleção?
O tema foi selecionado porque é bem tendência, que é o Navy. Nós não estamos trazendo uma proposta de estilo de design, como fazemos na Osklen. Aqui nos somos uma marca de tendência de moda, que pega as tendências de mercado e recria com um estilo próprio. Então você vai ver vários acessórios e calçados que são tendências nacionais e internacionais, mas que a gente redesenha dentro do nosso estilo.
Qual é a tendência em cores e acessórios para o Verão 2013?
Eu acho que salto alto é forte. Todas as bases elevadas de todos os estilos, de sandálias, sapato fechado, etc. Quanto à cor, para mim tem duas: o listrado, óbvio, e dois tons que eu estou introduzindo na Osklen, pastel e brilho. Tons pastel quebrados com brilhos.
Qual a relação que a Osklen tem com a moda praia?
As pessoas não sabem, mas eu tenho uma coleção boa de biquínis. O que eu vejo em moda praia é o equilíbrio desta nossa questão de uma exuberância, a nossa praia, o nosso Rio de Janeiro com uma sofisticação. No corte, nos tecidos e na própria estética. A praia da Osklen é um mix do nosso sexy e do “jeito de Brasil” com uma esportividade Californian lifestyle e com uma estética mais sofisticada europeia.
Praia é um conjunto. Eu acho que temos que ir sempre bonitos e elegantes à praia nem que seja com uma saída ou uma t-shirt. Acho que isso tá no corte, no acabamento, nas cores.