FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Schiaparelli
    Schiaparelli
    POR Camila Yahn

    Elsa Schiaparelli no seu ateliê em Paris ©Reprodução

    Os relançamentos de marca adormecidas estão ganhando força. A mais recente é a marca de Elsa Schiaparelli, cujo anúncio do renascer da grife foi feito no mesmo dia em que o Met  (Metropolitan Museum of Art), em Nova York, estreia a exposição em que coloca Prada e Schiaparelli frente a frente: Schiaparelli and Prada: Impossible Conversations. Schiaparelli, considerada a eterna rival de Gabrielle (Coco) Chanel, fechou a sua loja de Paris em 1954 e  faleceu em 1973. Desde então, a marca se mantém como referência respeitosa por stylists, estilistas, jornalistas e estudiosos de moda, porém está estagnada comercialmente.

    O responsável pelo revival é o empresário italiano e dono da grife desde 2006, Diego Della Valle, que nomeará um designer em setembro – rumores já correm com o nome de John Galliano –e planeja apresentar a primeira coleção em fevereiro de 2013, com foco especial para os acessórios, fragrâncias, cosméticos e algumas roupas. A sede principal deste projeto será no número 21 da Place Vendôme, local do primeiro ateliê de Schiaparelli. A estratégia utilizada para fazer renascer a marca é a mesma que Della Valle utilizou na grife de sapatos Roger Vivier, comprada por ele em 2002, e que no ano passado teve um lucro crescente de quase 70%, faturando US$ 50 milhões.

    Dois croquis de Elsa Schiaparelli ©Reprodução

    De acordo com o site WWD, Della Valle sente que tem um desafio nas suas mãos: fazer com que as pessoas entendam e apreciem a modernidade do design de uma marca que tem um nome forte entre conhecedores de moda e não do público em geral.

    A porta-voz da marca é uma personalidade conhecida do cenário parisiense, a modelo e atriz francesa, Farida Khelfa, que esteve no Rio em 2011 acompanhando Jean Paul Gaultier na palestra que deu com o FFW.  Ela deve ir vestida de Schiaparelli vintage ao gala do Met, que acontece hoje com transmissão ao vivo nos sites da Amazon e do próprio museu. Entre as presenças confirmadas estão nomes da moda e do cinema, como Miuccia Prada, Sarah Jessica Parker, Coco Rocha e a atriz Scarlett Johansson.

    As primeiras imagens da exposição ©Reprodução

    Não deixe de ver
    New Balance aposta em calçado híbrido entre mocassim e tênis
    Como a Misci se tornou a marca mais influente do Brasil?
    Valentino e Kering com queda nas vendas, a nova CEO da Ganni, a collab entre a Melissa e a Undercover e muito mais
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    FFW