“Il y a plus a faire pour combattre le SIDA que de porter ce t-shirt mais c’est un bon debut”, a estampa da nova camiseta da MMM ©Reprodução
A cada temporada de moda desde 1994 a Maison Martin Margiela lança uma camiseta especial em prol da campanha contra a Aids, com a estampa em inglês “There is more action to be done to fight Aids than to wear this t-shirt but it’s a good start” (”Há mais a ser feito para lutar contra a Aids do que usar esta camiseta, mas é um bom começo”, em tradução livre). A partir de 2010, além da tradicional camiseta em inglês, a grife decidiu produzir um modelo especial por ano, cada vez em uma língua diferente. O primeiro, lançado no ano passado, foi em japonês; e para 2011, o idioma escolhido é o francês.
As peças, cada uma de uma cor e com o texto contrastante, estão à venda nas lojas físicas e no e-commerce da MMM e uma porcentagem da renda é revertida para a AIDES, organização francesa não-governamental que cuida de pacientes com HIV/AIDS e hepatite. Desde a sua primeira edição, já foram vendidas mais de 180 mil camisetas beneficentes da Maison Martin Margiela, que renderam mais de 750 mil euros para a AIDES.
A camiseta com a frase em japonês, lançada em 2010 ©Reprodução